sexta-feira, 4 de maio de 2012

09 de maio está chegando e filas só aumentam na 3ª zona eleitoral



Não está sendo nada fácil conseguir uma ficha para ser atendido no cartório da 3ª Zona eleitoral de Parnaíba. Dia 09 de maio é a data limite para quem deseja organizar o título para poder comparecer às urnas em outubro deste ano.Eleitores de todo o Brasil tiveram o ano de 2011 e início de 2012 totalmente dedicados para transferência de domicílio eleitoral, revisão do título de eleitor e para o primeiro alistamento, porém a fama de que o brasileiro deixa tudo para última hora só aumenta e, com isso, milhares enfrentam dificuldade para conseguir regularizar sua documentação perante a Justiça Eleitoral.
Em Parnaíba filas gigantescas se iniciam ainda na madrugada em frente ao cartório da 3ª Zona eleitoral para, às 07 horas, somente 110 pessoas conseguirem receber fichas de atendimento. Apenas até o dia 09 de maio podem ser feitas transferências de domicílio eleitoral, revisão do título, ou seja, acrescentar sobrenome, por exemplo, e o primeiro alistamento. O atendimento acontece das 07 às 14hs e, neste dia 03, por exemplo, ainda teve de ser interrompido várias vezes, por conta do sistema saindo várias vezes do ar.
Após essa data, somente o serviço de 2ª via do título de eleitor (sem qualquer alteração de dados) estará disponível nos cartórios eleitorais de todo país. No Brasil o eleitor entre 18 e 60 anos não pode deixar de votar. Com 16 e 17 anos o voto é opcional e uma mesma pessoa só pode justificar seu voto, seguidamente até 3 vezes.
Opinião
O grande problema dessas longas filas são os vários políticos que serão candidatos este ano e que somente agora resolveram "arrumar" os títulos de seus prováveis eleitores. Quem vai à 3ª Zona eleitoral de Parnaíba, pensa que está na câmara municipal. Tudo quanto é vereador, seus chefes de gabinetes e demais puxa sacos estão por lá levando e trazendo pessoas de comunidades rurais que após o dia da eleição, certamente, não verão mais seus candidatos em suas portas oeferecendo caronas para "vir à cidade" tão facilmente.
Samuel Aguiar para o Proparnaiba.com 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...