segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Golfinho morto é encontrado por velejador na Praia do Coqueiro em Luis Correia-PI


Foto: César Vieira para o Proparnaiba.com
No começo da tarde deste sábado, dia 24, na Praia do Coqueiro em Luís Correia, um dos velejadores que participam do campeonato de kite e surf em frente ao hotel Aimberê encontrou um boto-cinza-marinho boiando próximo à praia durante intervalo das baterias.
Ao constatar que o animal, também conhecido por golfinho tucuxi, estava morto, o kitesurfista trouxe o boto para a areia. Os competidores fizeram contato com biólogos dos projetos ambientais no litoral piauiense, Tartarugas do Delta e Aquasis, que foram até o local onde o animal foi achado.
“Não conseguimos identificar de imediato o que pode ter ocasionado a morte do golfinho, ele será levado para análise no laboratório da Universidade Federal do Piauí em Parnaíba para sabermos se o óbito tem a ver com ingestão de lixo ou algo do tipo. O boto-cinza é um mamífero que faz parte da fauna da Área de Proteção Delta do Parnaíba e sua presença é comum nas praias dessa região”, explicou a bióloga Werlanne Santana.
Os técnicos lamentaram que ao receberem o golfinho, os olhos do animal tinham sido retirados. Segundo relatos, um homem não identificado fez a retirada na praia. “Existem várias lendas em torno do olho do boto e isso motiva este tipo de atitude de algumas pessoas”, explicou a bióloga.
Animal fotografado antes da chegada dos biólogos.
O animal foi levado para o campus da UFPI em Parnaíba e após análise realizada pela equipe da Aquasis, o golfinho ficará disponível para observação da comunidade no Centro de Visitação do Projeto Tartarugas do Delta, localizado no SESC Praia em Luís Correia.
César Vieira para o Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...