terça-feira, 25 de maio de 2010

Seminário discute desenvolvimento sustentável nos Territórios da Cidadania no Piauí


O Seminário de Intervenção das Entidades e Grupos organizados no Desenvolvimento Sustentável foi realizado no ultimo fim de semana na cidade de Ilha Grande do Piauí e reuniu sindicalistas, líderes de associações comunitárias, grupos de produção, secretarias municipais e líderes políticos de várias cidades de diferentes regiões do Piauí. O encontro realizado pelo Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC) teve como principal tema os Territórios da Cidadania.

Os territórios da cidadania foi tema da palestra ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Sérgio Augusto Nunes assessor territorial dos Cocais. No encontro estavam presentes lideranças sindicais e comunitárias dos territórios dos Cocais, Carnaubais e das Planícies litorâneas, três dos 11 territórios que dividem o Piauí. Sérgio Nunes explicou para os participantes o objetivo do Programa, promover o desenvolvimento econômico através de programas básicos de cidadania que envolve ações conjuntas dos governos federal, estaduais e municipais, com participação da sociedade civil. Ele destacou também a importância das associações e cooperativas comunitárias, “A união faz a força, a organização comunitária terá muito mais facilidade de buscar políticas públicas para beneficiar aquela localidade, os recursos existe falta agora a iniciativa de buscar”, diz.

Paulo Anjos, coordenador do Centro Regional de Assessoria e Capacitação (CERAC), falou sobre a importância da participação do poder publico nesses encontros e destacou a presença de vereadores da cidade de Ilha Grande do Piauí. Segundo ele, o Seminário tinha como objetivo principal trazer para discussão e conhecimento o Programa Nacional de Desenvolvimento dos Territórios Rurais, ainda desconhecido por grande parte dos participantes “acho que foi uma oportunidade de debatermos sobre os Territórios que para muitos aqui ainda era uma incógnita e discutir ações projetos que pode ser favorecido pelo Programa”, afirma.

No segundo dia do encontro, os participantes identificaram os projetos em andamento de cada região e as dificuldades enfrentadas para implantação e desenvolvimento dos mesmos. Participaram do encontro representantes dos municípios de Batalha, Castelo do Piauí, Capitão de Campos, Caraúbas, Ilha Grande do Piauí, Luis Correia, Milton Brandão, Parnaíba, Pedro II, Piracuruca e Piripiri.

O conjunto de ações nos Territórios da Cidadania visa à melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais. O programa combina diferentes ações para reduzir as desigualdades sociais e promover um desenvolvimento harmonioso e sustentável, aliando visão territorial e eficiência nos investimentos públicos.

Por Paula Andréas

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...