segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pousadas de Barra Grande já se preparam para alta temporada

Fotos:180graus Apesar da falta de infraestrutura local, pousadas de Barra Grande em Cajueiro da Praia já se preparam para alta estação.

Apesar da falta de infraestrutura local, pousadas de Barra Grande em Cajueiro da Praia já se preparam para alta estação.

Turistas que buscam destinos exóticos no litoral brasileiro irão presenciar em Barra Grande, pequeno povoado de Cajueiro da Praia, belezas naturais ímpares.

Porém, a estrutura de pousadas e hotelaria ainda deixa a desejar em relação a outros pontos litorâneos do Nordeste. Com fornecimento de energia elétrica deficiente e acesso dificultado por conta das estradas esburacas, pousadas perdem clientela e, consequentemente, lucratividade.

Silene Santos, gerente da pousada Pontal da Barra, reclama da infraestrutura disponibilizada ao turista que procura o litoral do Piauí. Além da constante falta de energia, a água fornecida é de péssima qualidade. “Aqui falta luz toda hora e a água que sai das torneiras, por muitas vezes, vem barrenta”, conta, afirmando que é preciso utilizar geradores de energia, o que tem encarecido as despesas.

Ainda segundo a gerente do estabelecimento, o acesso à região de pousadas é precário por conta da quantidade de buracos na estrada que liga Cajueiro da Praia à Barra Grande e pela falta de sinalização. “Em alguns períodos do ano só é possível entrar por aqui com carros tracionados porque a areia toma de conta. Sem falar que não tem placas indicando direito onde ficam os estabelecimentos”, relata Silene.

Desde quando a pousada foi construída, há quinze anos, as melhorias na localidade não obtiveram avanços. “Por mais que o número de turistas tenha aumentado a cada ano, as melhorias foram poucas em todo esse tempo. A água e a luz continuam com os mesmos problemas de sempre”, explica Silene.

PONTAL DA BARRA

A pousada Pontal da Barra fica na praia de Barra Grande, há poucos metros do mar. Além de turistas brasileiros, vindos principalmente de Teresina, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, o local recebe também estrangeiros de países como Itália, França, Espanha e Alemanha.

Parada obrigatória para grandes artistas e políticos como Regina Duarte e o senador Eduardo Suplicy, que desejam hospedaria rústica e tranqüila no litoral piauiense, a pousada abriga seus clientes em doze quartos, ao custo de R$ 100 por duas pessoas, na baixa estação, e a R$ 130 no período de férias, o mais movimentado, quando chega a lotar os cômodos.

POUSADA VENTOS NATIVOS

POUSADA VENTO DO MAR

POUSADA PARAÍSO DA BARRA

Edição: José Wilson Fonte: Toni Rodrigues, Thiago Bastos e Fábio Carvalho/180graus

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...