domingo, 30 de maio de 2010

Mostra Piauí Sampa começa nesta segunda em São Paulo





Durante sete dias, o Piauí vai fazer bonito na terra da garoa. hoje (24) começa a Mostra Piauí Sampa, em São Paulo. A solenidade de abertura será no Átrio Pinheiros, do Shopping Eldorado, a partir das 19h30, com a presença de autoridades, convidados e imprensa.

A mostra é um evento multisetorial, que apresentará oito setores econômicos: moda e acessórios, gemas e jóias, artesanato, turismo, agronegócios (apicultura, cajucultura, fruticultura e cachaça), cultura, gastronomia e floricultura tropical.

“É a sexta edição do evento e São Paulo sempre nos recebeu de braços abertos. Vamos mostrar a marca Piauí de uma forma inovadora, ousada, revelando produtos competitivos e que se adequam perfeitamente aos mercados paulista e nacional. Nossa intenção é, mais uma vez, fortalecer a marca de um Piauí empreendedor”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Gonçalves Nunes de Moraes.

A mostra contará com exposição e comercialização de produtos no shopping, que poderão ser comprados tanto no atacado quanto no varejo.

“A Piauí Sampa é um evento de negócios, que busca novas oportunidades de investimento, numa troca comercial entre São Paulo e Piauí. Muitos desses negócios são realizados após a mostra. E nossa meta em 2010 é consolidar os produtos piauienses no mercado nacional”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rodrigues Rocha.

O evento é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae no Piauí; Governo do Estado do Piauí e Prefeitura Municipal de Teresina; tendo o apoio do Centro de Tradições Nordestinas, CTN.

OS SETORES

ARTESANATO
Bordados, rendas de bilro, cerâmica do Poti Velho, cestaria e trançados, arte santeira, biojoias, cerâmica com inspiração rupestre, artesanato em buriti, tapetes e redes com varandas trabalhadas em crochê. Essas são as dez tipologias de artesanato a serem apresentadas na Piauí Sampa este ano.

Os artesãos ceramistas do Poti Velho vão mostrar toda uma linha de peças voltadas para a cozinha como pratos, porta-copo, sousplats, tigelas e terrinas.

No espaço da mostra haverá uma vitrine em forma de mandala com exposição de peças das unidades produtivas premiadas no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, que seleciona os cem melhores grupos artesanais dos país. O Piauí tem nove unidades de produção artesanal selecionadas na última edição do TOP 100.

Os consumidores que circularem pelo Shopping Eldorado vão poder adquirir as peças do artesanato piauiense. Haverá também duas oficinas-vivas: uma de arte santeira com o Mestre Dico; e outra com a artesã Ivanilda de Carvalho Ribeiro, que fará renda de bilro, retratando o artesanato de Ilha Grande, município do norte do Estado, onde essa é uma das atividades predominantes.

MARIA IZABEL E PAÇOCA
A gastronomia regional piauiense será um dos pontos altos da mostra. Vários pratos da culinária piauiense serão apresentados e degustados pelos consumidores que circularem pela Mostra Piauí Sampa até o dia 30 de maio.

Maria Izabel, Paçoca de carne de sol e salada de feijão verde serão os pratos a serem servidos para quem circular pelo espaço do evento. Os sabores do Piauí vão encantar os paulistas.

CULTURA, BALÉ E MÚSICA PIAUIENSE
Dois grupos culturais vão está na Mostra Piauí Sampa 2010: o Balé de Teresina e o Grupo Som da Terra.

Os grupos farão apresentações na abertura do evento, dia 24 e durante a mostra, nos horário das 12h00 e das 18h00.

O Grupo Som da Terra e o Balé de Teresina também farão apresentações no Workshop do Turismo e no Restaurante Dois, onde acontecerá o festival da culinária piauiense.

Produtos culturais piauienses como CDs, DVDs e livros também serão comercializados na mostra

Durante a Piauí Sampa, o Balé de Teresina mostrará duas danças típicas piauienses: Baião e Pagode Amarante. Na abertura da mostra, músicos e bailarinos apresentarão, ainda, uma releitura do Hino do Piauí, num mini-espetáculo especial, interpretando toda a riqueza cultural do nosso Estado.

EVENTOS PARALELOS
Além da mostra em si, determinados setores realizarão eventos paralelos como o Workshop e Rodada de Negócios do Turismo; Festival Gastronômico da Culinária Piauiense; Encontro de Negócios da Apicultura, Cajucultura e Fruticultura; e Exposição, Comercialização e Degustação de Produtos do Agronegócio Piauiense no Mercado Municipal de São Paulo.

WORKSHOP DE TURISMO
O Piauí, suas belezas, seu patrimônio histórico e sua riqueza natural serão reveladas em três produtos turísticos a serem apresentados na Mostra Piauí Sampa: Rota das Emoções – Jeri, Delta, Lençóis; Serras Nordeste – Entre Parques e Opalas; e o Caminho Entre Rios.

Pela primeira vez, o setor do turismo estará com um estande para divulgar esses três produtos.

Já na terça-feira (25), haverá o Workshop e Rodada de Negócios do Turismo, com um café da manhã, a partir das 08h00, no Novotel Jaraguá. A ideia é apresentar as potencialidades turísticas do Piauí aos agentes de viagens, empresários do setor e representantes das principais operadoras de turismo do país.

“Durante a mostra, haverá o lançamento do Caminho Entre Rios, que reúne sete cidades da região norte do Estado e que são margeadas pelos principais rios do Piauí: o Parnaíba e o Poti”, informa o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviço do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos.

Lançado esta semana em Teresina, o Caminho Entre Rios reúne, além da capital, mais seis cidades: José de Freitas, União, Altos, Campo Maior, Castelo do Piauí e Buriti dos Montes.

Cerca de trinta empresários de turismo piauiense estarão na mostra que, este ano, coincide com o Salão do Turismo, que será realizado de 26 a 30 de maio, no Anhembi, em São Paulo. O Roteiro Caminho Entre Rios também terá espaço no Salão do Turismo.

Serviço:
Mostra Piauí Sampa
De 24 a 30 de maio de 2010
Átrio Pinheiros – Shopping Eldorado
Av. Rebouças, 3970 – Pinheiros
São Paulo/SP
Horário de Funcionamento: Das 10h00 às 22h00

Fonte: Agência Sebrae

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...