terça-feira, 11 de maio de 2010

Programa Caminhadas na Natureza







DSC04083.JPG

A partir de 2011 o estado do Piauí párticipará do Programa Caminhadas na Natureza, da Confederação Brasileira de Caminhadas (ANDA BRASIL). O curso de Turismo, da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso (Parnaíba),

a SDR – Secretaria do Desenvolvimento Rural - Governo do Estado do Piauí e ainda a Nativos Arte Ecotur (Associação de Condutores de Barra Grande – PI) procederam a inscrição de dois circuitos de caminhadas a serem realizados no litoral do Piauí para o ano de 2011. As instituições e entidades são parceiras da rede de turismo rural e agricultura familiar - Rede TRAF Piauí. Pela primeira vez o estado do Piauí participará do programa, com os seguintes circuitos:

Circuito Cavalo Marinho – 30 de julho de 2011
Circuito Delta do Parnaíba - 24 de setembro de 2011
As Caminhadas na Natureza são marchas populares realizadas mundialmente pela Federação Internacional de Esportes Populares (IVV), e nacionalmente pela Confederação Brasileira de Caminhadas (ANDA BRASIL), com o objetivo de promover a saúde pública e a interação entre os povos através da prática de esportes ao ar livre. Atualmente, esses eventos estão presentes em 39 países, com aproximadamente 5.900 circuitos, envolvendo cerca de 16 milhões de participantes.
Esportes populares são aqueles não competitivos que podem ser praticados por todos indistintamente, e em todos os meses do ano. Caminhadas, ciclismo e natação são exemplos destes esportes.
Segundo o Prof. MSc. Rodrigo de Sousa Melo, do Curso de Turismo da UFPI: “Os circuitos do Programa Caminhadas na Natureza são em formato circular, com distância de 10 km, sinalização internacional, e sem nenhum custo para o participante. No final da caminhada, o participante recebe um caderneta internacional com o carimbo de participação nos circuitos, a qual pode ser utilizada em qualquer outro circuito do programa”.
Para George Rebelo, Coordenador da SDR e da Rede TRAF Piauí: “As Caminhadas na Natureza são uma estratégia de agregação e consolidação dos valores rurais junto aos agricultores familiares por onde passam os caminhantes pelas comunidades. A participação das comunidades é muito importante na realização do evento pois serão montados pontos de apoio aos caminhantes, desta forma os habitantes locais poderão oferecer seus produtos gastronômicos, artesanato e apresentações culturais agregando valores tradicionais na oferta de seus produtos”.
Nesta primeira etapa serão realizadas duas caminhadas na região do litoral piauiense, mas a intenção é ampliar o número de circuitos para outras regiões do estado.

Prof. MSc.Rodrigo de Sousa Melo
Professor Assistente do Curso de Turismo
Universidade Federal do Piauí
Campus Ministro Reis Velloso (Parnaíba - PI)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...