sábado, 27 de fevereiro de 2016

Projeto Pesca Solidária realiza dia de limpeza nos estuários dos Rios Timonha e Ubatuba, PI e CE

No último sábado, o Projeto Pesca Solidária, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental realizou uma dia de limpeza em parte do estuário dos Rios Timonha e Ubatuba, no trecho da praia do Pontal das Almas, local que fica na divisa nos estados do Ceará e Piauí.
DSC01021
DSC_0140
Cada campanha é executada em duas etapas. Primeiro é feita a sensibilização da comunidade a partir de articulação com possíveis parceiros: escolas, associações locais e colônias de pesca de cada região com recursos audiovisual e folder educativo; no dia seguinte é então realizada a campanha em si, com a presença dos grupos sensibilizados. Para realização dessa ação, a sensibilização foi realizada com os pescadores e comunidade das localidades de Cajueiro da Praia, PI e Chaval, CE; ICMBio, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
A ação provocou uma reflexão sobre a construção de um mundo mais limpo e mais sustentável pelas ações voluntárias, em grupo e/ou individuais que buscam resultados locais, além do descarte inadequado dos resíduos que chegam aos Rios e localidades vizinhas que buscam resultados locais.
DSC_0132
DSC_0123
DSC_0114
O Sr. José Alves relatou que antes do projeto pesca solidária quando iam pra pesca e levam a isca de camarão em sacola plástica jogava lá mesmo e agora já não tem mais essa atitude, e os companheiros também não. E ele reforça que a sensibilização das campanhas de limpezas é muito importante para preservar a pesca e o meio ambiente garantindo o sustento das famílias que moram no estuário.
A atividade contou com a parceria dos pescadores e marisqueiras dos municípios de Cajueiro da Praia, PI e Chaval, ICMBio, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente e comunidade que juntos colaboraram nessa atividade de sensibilização e preservação do meio ambiente.
Na ocasião foram coletados 75 sacos de 100 litros, assim o peso total foi de 1.151kg de resíduos retirados do estuário, que foram classificados em Plásticos, Corda e Isopor. Os participantes  de Cajueiro e Chaval, descolaram-se nas embarcações dos portos da lama e do mosquito com destino ao Pontal, local da limpeza., onde percorreram cerca de um quilômetro na costa litorânea, e assim observou-se a quantidade de material descartado indevidamente e que vai parar no estuário prejudicando a pesca que é fonte de renda das comunidades e a paisagem.
DSC_0084
DSC_0068
DSC_0060
Por ser uma área distante da costa, o lixo encontrado, especificamente a garrafa pet não se encontrava em bom estado, o qual não houve o reaproveitamento para venda.  Porém uma grande quantidade de resíduo foram retirados do local.
O projeto agradece a colaboração, parceria o e confiança aos pescadores e de todos que participaram e abraçaram mais essa ação do projeto e acredita que esses gestos simples contribuem para mudanças de hábitos. Esperamos contar novamente em outras atividades.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...