sábado, 6 de fevereiro de 2016

Cartilha ajuda a defender o extrativismo da Ilha Grande de Santa Isabel

A Comissão Ilha Ativa – CIA, em parceria com a Embrapa Meio Norte, UFPI, UESPI, ICMBio, Cajuí e as comunidades, lança a cartilha: Saberes para a proteção do extrativismo de Santa Isabel, financiada pela Funbio/TFCA. O projeto fortalecimento das comunidades tradicionais da Ilha Grande de Santa Isabel (PI) para conservação e manejo sustentável dos recursos naturais, ou simplesmente, Sociobiodiversidade da Ilha é que contribui com a produção da cartilha.
DSC_0083 (640x524)
DSC_0089 (640x355)
            A cartilha parte do histórico que desde 2005 os moradores procuram estratégias para proteger seu território, mas o tão sonhado “desenvolvimento” vem esmagando sem respeito a cultura e a vida das comunidades que vivem do extrativismo da região. Formado com imagens da região para atrair a atenção do leitor.
            Nela poderá ser encontrada informação sobre: a pesca e a quantidade de pescado desembarcado nos principais portos de Ilha Grande e de Parnaíba, no estado do Piauí; as artes de pesca; o extrativismo animal e vegetal, seu habitat e suas relações socioambientais; estrutura fundiária; socioeconomia; infraestrutura; e aspectos socioambientais.
DSC_0085 (640x301)
Nessa cartilha, por meio dos saberes e participação dos moradores é apresentado como principais resultados: duas hortas comunitárias finalizadas; Feira de Artesanato e Produtos da Agricultura Familiar – FAPAF (semanalmente), construção de duas lojinhas, Comitê Gestor da FAPAF, qualificação e quantificação das principais espécies provenientes da pesca; identificação de espécies de rara ocorrência da região, diagnostico socioambiental e o etnoconhecimento da fauna e da flora.
A cartilha ainda enfatiza que “o processo de ocupação e uso das terras não reconhece as populações tradicionais que habitam o território desde fins do século XIX, e até hoje não existe a regularização fundiária para seus descendentes”. Para modificar essa situação é preciso mais vontade política e a continuidade da luta pelos moradores.
DSC_0087 (640x325)
DSC_0090 (640x321)
Nessa cartilha está registrada o que se tem de extrativismo serve de documento do que ainda existe da fauna e da flora na Ilha Grande de Santa Isabel.
E aos comunitários a nossa gratidão por nos deixar trabalhar ao lado de vocês.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...