sábado, 6 de fevereiro de 2016

CIA compartilha histórias da Ilha Grande de Santa Isabel em livro

O Tropical Forest Conservation Act (TFCA) lança o livro – TFCA: a experiência brasileira que reúne histórias, pessoas e imagens das diversas instituições que trabalharam na conservação dos biomas brasileiros em português e inglês.
DSC_0073 (640x528)
Nas experiências apresentadas destaca-se o Projeto executado pela Comissão Ilha Ativa nos anos de 2013 a 2015 denominado:  Fortalecimento das comunidades tradicionais da Ilha Grande de Santa Isabel (PI) para conservação e manejo sustentável dos recursos naturais.
Como é citado no livro “Em um cantinho especial do Piauí, a ONG Comissão Ilha Ativa – CIA veio com o projeto [...] para que mais uma reserva extrativista seja criada na região do Delta do Parnaíba [..]. O lugar é único no Brasil. Uma mistura inebriante de caatinga, cerrado, rios e sistemas marinhos: é ali que o sertão vira mar”.
DSC_0071 (640x378)
DSC_0074 (640x340)
A cata do marisco da Associação dos Catadores de Marisco de Ilha Grande aparece no livro. Luiza Santos cita que na hora da cata “Eu não gosto de pegar qualquer um, não. Gosto de grandes e bonitos” Luzânia Santos afirma que se dar para melhorar de vida, “só se for com o marisco”. “Estou feliz”.
E seguida é apresentada a Feira de Artesanato e Produtos da Agricultura Familiar (FAPAF) com a fala da Sra Socorro Lima “hoje produzo mamão, tomate, maracujá, banana, pimenta…” e completa “Por enquanto a gente faz a feira um dia por semana” que acontece em frente a Universidade Estadual do Piauí – UESPI. E também destacada a fala da Sra Helena de Brito “eu posso estar numa tristeza só, com o problema que for, mas a gente leva adiante.
DSC_0075 (640x353)
DSC_0077 (640x349)
A Pedra do Sal é apresentada pela imagem de pescadores e também pelo depoimento da Sra. Maria da Paz que perdeu uma de suas filhas e “a paz de Maria se foi, com as forças dos vizinhos e da CIA, ela foi retomando o vigor”
No livro ainda é possível encontra depoimento dos técnicos da CIA que atuaram junto ao projeto apresentando os mais diversificados resultados.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...