Dentre as atividades, biólogos identificam e quantificam os encalhes vivos e mortos localizados nas praias, acompanham as artes de pesca e realizam a soltura dos animais aprisionados em parceria com pescadores; e entrevistam pescadores, buscando informações sobre estes animais a partir do seu conhecimento tradicional.
Além destes importantes registros, a equipe acompanhou no primeiro semestre de 2015, dados reprodutivos de quelônios marinhos no litoral de Camocim-CE. Os registros aconteceram durante o monitoramento de praia, onde foram observados rastros de fêmeas (sem desova) e ninhos, ou seja, quando a fêmea deposita os ovos.
De acordo com os biólogos, os quatro ninhos pertenciam a espécie Eretmochelys imbricata, conhecida popularmente como tartaruga-de-pente ou tartaruga-verdadeira. No Brasil, a espécie desova regularmente no litoral da Bahia, Sergipe e Rio Grande do Norte. Atualmente, a tartaruga-de-pente encontra-se catalogada como criticamente ameaçada à nível mundial.
“Após a confirmação dos ninhos, esta área recebeu uma atenção especial, visto que poderiam haver outros ninhos em fase de incubação e/ou ainda fêmeas subindo à praia para desovar. Assim, as praias do município foram monitoradas intensamente para acompanhar possíveis novos processos e ainda proteger os filhotes em desenvolvimento, disse o técnico Waldemar Neto.
De acordo com a bióloga Kesley Paiva, o resultado foi positivo. No total, cerca de 500 filhotes foram protegidos e acompanhados até o mar. O nascimento dos filhotes pode ser acompanhado pela comunidade, turistas e parceiros. “A continuidade do trabalho é necessária, visto que há poucas informações sobre as tartarugas no litoral de Camocim, contribuindo para ampliar o conhecimento sobre estes animais na região. Além da pesquisa, nosso trabalho envolve a sensibilização das comunidades para a conservação das tartarugas marinhas e seus ecossistemas.
O projeto FaunaMar agradece a parceria do projeto Pesca Solidária, Associação de Bugueiros de Camocim; Hotel Villa Del Mar e a toda comunidade.
Contatos: (86) 3322-3505 – FIXO; (86) 9467-3012 – CLARO, (86) 9823-8974 – TIM, (86) 9958-4519 – TIM, e (86) 9852-7920 – TIM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário