O avanço das dunas de areia, provocada pela força dos ventos, no litoral do Piauí é uma realidade e causam preocupação para a população. Isso por que durante anos, as autoridades políticas já previam que estes avanços poderiam causar prejuízos para a população.
O caso mais preocupante está na cidade Ilha Grande. O Morro Branco, que antigamente era considerado um cartão postal da região, agora é o vilão da história.
Composto por um grande conjunto de Dunas, o Morro Branco, no período aproximado dos meses de janeiro até junho, era visitado por turistas de vários lugares, por se formar várias lagoas de água doce no meio das dunas, proporcionando atrações de lazer e banhos. Nesse período era comum ver várias famílias se divertindo, amigos se encontrando, pessoas deslizando nas dunas e casais se encontrando na famosa "lagoa do amor", sempre aproveitando os dias de sol que o litoral piauiense costuma oferecer.
Só que com o avanço ao longo dos anos, moradores que residiam próximo ao Morro Branco tiveram que abandonarem suas casas e residirem em outros bairros da cidade.
Projetos de contenção das dunas do Morro Branco foram incluídos no orçamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), em 2012, pelo então secretário da SEMAR na época, só que até hoje, não surtiram efeitos.
A população no bairro Tatus teme que futuramente fiquem isoladas da cidade, já que restam apenas alguns metros para que as dunas de areia venham invadir a única estrada que dá acesso ao centro da cidade. Algumas residências nos Tatus também já foram abandonadas por causa do avanço da areia.
“Acredito que vai acontecer aqui na Ilha Grande o mesmo que aconteceu no bairro Portinho em Parnaíba. Nós estamos desprezados pelo poder público. Até agora não existe projeto e ninguém faz nada para resolver este problema.” Relata o Sr. Flamengo, que morava próximo ao Morro Branco mas, teve que se mudar para o bairro Cal por causa do avanço das dunas.
Fonte: Portal de Notícias - 26/09/2015
Nenhum comentário:
Postar um comentário