Há cerca de um ano, o projeto Pesca Solidária, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, vem acompanhamento o desembarque pesqueiro no estuário dos rios Timonha e Ubatuba, localizado na divisa dos estados do Piauí e Ceará.
O monitoramento ocorre com a colaboração de pescadores dos dois municípios estudados, Chaval-CE e Cajueiro da Praia-PI, com o repasse de informações sobre o dia de pesca, como petrechos de pesca utilizados, números de lances de rede, ponto pesqueiro e ainda a biometria dos peixes capturados durante o dia.
No total, quatro portos de desembarque são acompanhados pelos técnicos e coletores, membros das comunidades pesquisadas: porto do Mosquito (Chaval-CE), porto da Lama, Itã e Cajueiro de Baixo (Cajueiro da Praia-PI).
De acordo com a bióloga Kesley Paiva, o monitoramento de desembarque contribui para o entendimento da pesca local, conhecimento da diversidade de pescados (peixes, crustáceos e moluscos) e auxilia na conservação dos recursos marinhos. “Além destes fatores, o projeto vem acompanhando o desembarque na proposta de estimar a produção pesqueira, que ao final, será apresentada aos pescadores”.
É sabido que a região é de suma importância para a segurança alimentar de diversas comunidades que envolvem o estuário do Timonha e Ubatuba (PI/CE). Neste sentido, é necessário entender e preservar esse ecossistema, afim de garantir os recursos.
O Projeto Pesca Solidária, agradece a parceria e confiança de pescadores e demais membros da comunidade de Chaval-CE e Cajueiro da Praia-PI.
Nenhum comentário:
Postar um comentário