sexta-feira, 11 de setembro de 2015

A juventude em foco para o cuidado com o ambiente

No período de 30/08 a 04/09/15 aconteceu a Capacitação da Metodologia Verde de Perto, executado pelo Projeto Manguezais do Brasil e da coordenação de Educação Ambiental (COEDU/ICMBio). Esse evento teve como objetivo ampliar o atendimento a demanda de articulação da juventude em Unidades de Conservação Federais, especialmente de jovens extrativistas, no contexto da gestão pública de biodiversidade.
5 (640x436)
O objetivo da metodologia é apoiar o protagonismo da juventude que vive em Unidades de Conservação na articulação de políticas e na sua inserção na gestão do território, visando a sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade de vida das populações.
O Projeto Jovens Como Protagonistas do Fortalecimento Comunitário tem como base a metodologia “Verde Perto Educação”, inspirada na teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner (1994), na Complexidade Ambiental de Leff (2003), na Educação para o Futuro de Morin (2002, 2005) e na pedagogia da autonomia de Freire (1998), e baseia-se em três eixos: protagonismo juvenil, educação lúdica e transdisciplinaridade.
2 (640x436)
Da área do RESEX Delta e da APA Delta do Parnaíba participaram Tatiana, Mariana (ICMBio), Zequinha e Francimeire (jovens da RESEX) e Francinalda Rocha (CIA). Nesse evento estudou-se temáticas na área ambiental que envolve as Unidades de Conservação e a parte prática com oficinas para o trabalho com a juventude.
A dinâmica utilizada durante o curso proporcionou nivelamento, compartilhar de experiências, integração e afetividade entre os participantes que carregou a todos de energia positiva para a atividade com a juventude.
3 (640x436)
4 (640x436)
A metodologia Verde de Perto em nossas Unidades de Conservação irá contribuir com o envolvimento da juventude para o devolver sua cidadania frente as questões socioambientais. Essa será uma grande possibilidade e esperança para que os jovens passem a se interessar mais ainda pelo cuidado com o seu ambiente.
A jovem liderança das Canárias, Francimeire, diz: “essa experiência fala a linguagem da juventude e ajudará a nos unir cada vez mais para proteger o local em que moramos, pois permitirá que cada jovem entenda o seu papel fazendo o que mais gosta com dinamicidade”
1 pia (640x436)
A Comissão Ilha Ativa agradece ao ICMBio pela oportunidade de participar dessa capacitação e espera poder aplicar o aprendizado nas suas ações socioambientais com a juventude.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...