Foi lançado na tarde desta terça-feira (01), na praça de eventos do Parnaíba Shopping, o livro “Patrimônio Vivo na Educação” que traz os detalhes da educação e cultura presentes em toda Ilha Grande de Santa Izabel, abrangendo o município de Ilha Grande e parte do município de Parnaíba, ao norte do Estado.
A obra foi elaborada com ajuda dos professores das redes municipal e estadual da Ilha. Foram dois anos de pesquisas e ações para elaboração do trabalho, que fizeram parte das ações do projeto “Janela para o Mundo”, que é o programa de Responsabilidade Social da Omega Energia. De início, foram entregues mais de 100 exemplares do livro, para os professores formados da Ilha Grande e Parnaíba. O material será utilizado de maneira didática para cerca de 2 mil alunos das redes municipal e estadual de ensino.
“Esse trabalho veio descobrir a nossa cultura que estava escondida e devolver a autoestima da nossa gente, para ser compartilhada com as crianças na sala de aula”, afirmou a professora Maria da Glória.
Para Mauro Campacci, Gerente de Responsabilidade Social da Omega, o livro é considerado um resgate cultural da região e trará resultados positivos para a educação e cultura local. “Depois de dois anos de relacionamento com as comunidades e formação dos professores, este livro tem o objetivo de registrar aquilo que de melhor existe na Ilha Grande do Piauí, no que se refere à melhoria na educação e divulgação da cultura local”, explica Campacci.
No lançamento do livro, que contou com a presença de representantes das Secretarias de Cultura e Educação, os educadores acompanharam a apresentação das Cantigas de Drama, uma peça teatral cantada.
O Superintendente Municipal de Cultura de Parnaíba, Helder Souza, parabenizou a Omega por proporcionar momentos como esse, e, destacou a importância do papel da empresa no desenvolvimento da região. “Quando muitos preferem falar em crise, a Omega prefere investir em ações como essa, e na potencialidade da nossa região” enfatiza.
Os resultados dos investimentos da Omega na região têm o reconhecimento de pessoas como Serrate Maria, Presidente da Associação dos Trançados da Ilha, entidade que beneficia a palha da carnaúba, árvore nativa da região, que gera renda para centenas de famílias. “Eu nunca imaginei que minha comunidade fosse chegar a ser tão bem valorizada como está sendo agora” disse.
Após a entrega dos exemplares, o público presente acompanhou a apresentação do Boi Novo Fazendinha, que animou a todos ao som do batuque do tambor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário