sexta-feira, 1 de maio de 2015

Piauí não arrecadará ICMS com a energia gerada no Estado


A promessa de que os bons ventos soprem na economia piauiense com a construção das usinas eólicas pode significar mais uma vez a apenas o oferecimento das potencialidades do Estado para as empresas privadas que pouco deixam para a população. A preocupação foi apontada pelo deputado estadual Rubem Martins (PSB), que questiona o fato das empresas privadas comprarem a energia e o ICMS não ficar no Piauí.
 
É preciso pensar no que acontece com a população. Na região Delta do Parnaíba, por exemplo, quando a obra finda, ficam pouquíssimos empregos.
 
Além disso, o ICMS é cobrado apenas nas regiões consumidoras da energia, que geralmente é outro estado, há também a preocupação dos moradores piauienses do Delta onde são instaladas torres de captação dos ventos.
 
A única garantia que a população possui é a do arrendamento de suas terras, que podem variar entre R$ 1.500,00 e R$ 2.200,00 a depender de quantos aerogeradores possuem sua propriedade. As limitações de uso do território por parte da população tradicional presente no local, ao contrário, são maiores. No caso das eólicas da Pedra do Sal os terrenos foram comprados.
 
Os resultados deste tipo de desenvolvimento que é trazido para o Piauí tem demonstrado que não envolve a população. Quando muito, envolve retirando-a do caminho, em nome das empresas privadas; É o que tem sido demonstrado pela população tradicional da região da praia de Pedra do Sal, em Parnaíba, onde há uma série de mobilizações em defesa do território.
 
De acordo com a presidente da associação de moradores da região, Norma Sueli, o território foi completamente modificado e o uso dos bens naturais está bastante limitado. Artesã, Norma conta que nem o murici, nem o acesso aos cajueiros usados como produto de subsistência, podem mais ser acessados, uma vez que as usinas são cercadas. A população também se queixa de que as lagoas locais estão sumindo e o fluxo de pessoas, sobretudo de carro, tem modificado o território.
 
JornalODia.com
Edição: Proparnaiba.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...