A exposição itinerante com fotografias da arte de pescar e trabalho com o couro pelo Cine Foto Clube de Parnaíba e a apresentação do museu do mar com espécies de peixes, tartaruga marinha do projeto FaunaMar foram o marco inicial nas escolas públicas do município de Parnaíba, com a participação de 467 discentes e docentes.
Na visita ao museu material e imaterial da Pedra do Sal, no litoral do Piauí foi visitado por 110 comunitários das Escolas João Severo e João Silva, como a parceria ISEPRO, nesse espaço tinha exposição sobre a arte da pesca, lixo nacional e internacional encontrado na Pedra do Sal, exposição fotográfica, artesanato da região, livros que fala sobre o lugar ilustrando o extrativismo. Para fechar a visita era recontado histórias da cartilha Cassimiro e a histórias de Pedra do Sal em que as crianças participavam ativamente de toda a visita.
A roda griô de resgate de memória se deu no memorial da Estação Floriópoles que concentrou alunos das escolas do município de Parnaíba: Mário Reis e Maria do Amparo e também estudantes da UFPI, curso de pedagogia. Nesse evento foi realizado o relançamento da cartilha da Pedra do Sal com contação de história, teatro de fantoche, dramatização, dança e música, coordenado pelo prof.: Osmar Braga.
O partilhar de experiência se deu na comunidade quilombola os Morenos, no Catanduvas, no município de Parnaíba. Nesse encontro a Associação de Marisqueiras de Ilha Grande trouxe marisco e as histórias que vivenciam em suas práticas cotidianas de lidar com o marisco e ainda aconteceu a ciranda da memória.
A Feira da Agricultura Familiar ocorreu na Praça Santo Antonio foi o grande marco de todas as ações, pois com a venda de produtos sem agrotóxico reuniu a juventude local para vivenciar o que acontece nas comunidades com a exposição de frutas, legumes, hortaliças, artesanato. E também com danças da região dessas comunidades, exposição fotográfica e do mar.
A CIA agradece todos os parceiros por participarem da divulgação do museu vivo que existe nas comunidades e a Superintendência de Cultura de Parnaíba pela valorização da cultura do povo pela sustentabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário