sábado, 9 de maio de 2015

Parnaíba terá Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável

mesa_de_honra_3
O município de Parnaíba será contemplado com um Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável com Ênfase em Energia Eólica, com previsão para início no próximo semestre deste ano. O curso será viabilizado através de uma parceria entre a empresa Ômega Energia Renovável, a Secretaria Estadual de Educação e o Instituto Federal do Piauí (IFPI).
Na manhã desta quarta-feira (06/05) no auditório do IFPI, em Parnaíba, foi assinado um Termo de Cooperação Técnica Institucional entre o diretor-presidente da Ômega Antônio Bastos, o reitor do IFPI Paulo Henrique e a secretária estadual de Educação Rejane Dias, para formalização de compromissos.
assinatura_1
Antônio Bastos fundador da Ômega, reafirmou Parnaíba como polo educacional e que a intervenção vai gerar mais emprego com a formação de novos profissionais. Segundo informou, no início das obras do parque eólico na Praia da Pedra do Sal foram contratados diretamente 99 trabalhadores.
Bastos citou que a empresa desenvolveu a ação cultural “Mapa de Reconhecimento da Ilha Grande” e disponibilizou uma loja no Parnaíba Shopping para venda dos produtos artesanais da região e ainda será criada uma loja virtual para potencializar a comercialização. A escolha por Parnaíba é por dispor de um dos melhores ventos do Brasil, constante, unidirecional e de alta velocidade média; logística para transportes e sistema de conexão elétrica.
publico_9
Antônio Bastos disse que três dos melhores alunos do Curso Técnico em Sistemas de Energia Renovável vão estagiar de forma remunerada na empresa Ômega, enquanto estiverem cursando. A secretária de Educação Rejane Dias, enfatizou a importância da iniciativa de ofertar qualificação profissional na região e solicitou mais vagas para aprendizes.
O reitor do IFPI Paulo Henrique falou da importância do curso para a região e assegurou o espaço para as aulas teóricas. A empresa Ômega tem sete Usinas Eólicas e está com quatro em construção. O curso vai dispor de programa de estágio, treinamentos técnicos e laboratório nas obras e parques eólicos.
executivo_municipal
Devido à crise de fornecimento de energia elétrica, por conta da estiagem prolongada em anos anteriores, a contratação pelo governo de energia eólica para amenizar a crise está sendo uma importante opção, pois a energia eólica é complementar a geração hidrelétrica.
Fonte: Proparnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...