segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Feliz Aniversário Ilha Grande


Terra encantada pela natureza, beija o rio e abraça o mar! 
Terra de gente humilde e batalhadora, terra de grandes histórias e lutas!
Há 21 anos o povoado dos Morros Mariana passou a ser cidade de Ilha Grande através da lei Estadual nº 4.680 de 26 de janeiro de 1994.
A Emancipação Política foi uma grande conquista do povo da Ilha, dos marianenses que corajosamente travaram uma luta por liberdade, progresso e melhores condições de vida contra os líderes políticos de Parnaíba que na época se opuseram aos anseios do povo e tentaram barrar de muitas formas o movimento Pró-Emancipação.
Luta que surgiu pelo sentimento de abandono e descaso pelos políticos de Parnaíba com os marianenses.
Não poderia deixar de falar de uma grande figura nesse processo: Padre Pedro Quiriti, ele como sacerdote conhecia as dores de seu povo e foi um grande líder na luta pela emancipação fomentando o povo a lutar por liberdade e progresso, além dele muitos outros líderes se uniram nesta batalha. O movimento pró-emancipação contou com grande apoio do Senhor Nazareno Fonteles que na época era deputado estadual e ficou ao lado do povo da Ilha na luta pela emancipação. Foi através do deputado Nazareno que se conseguiu o direito de realizar um plebiscito para consultar o povo se seriam favoráveis ou não a emancipação da Ilha. O grupo pró- emancipação, também conhecido como o grupo do SIM, realizou encontros e reuniões nas comunidades da Ilha conscientizando o povo a votar SIM e no dia 12 de dezembro de 1993, em um grande momento histórico 1.550 Ilhagrandenses deram seu grito de liberdade e votaram SIM saindo vitoriosos da batalha contra os poderosos! 
Apesar dos problemas enfrentados, muitos ainda continuam com o espírito do grupo contrário e vez ou outra dizem "teria sido melhor se tivesse continuado sendo um bairro de Parnaíba", são pessoas que não conseguem enxergar o quanto Ilha Grande evoluiu e cresceu, mais escolas foram construídas, temos postos de saúde, empregos foram gerados, houve desenvolvimento econômico, ruas foram pavimentadas, etc. Concordo que ainda tem muito o que melhorar e apesar de muitos problemas administrativos terem lesado nossa pequena e jovem cidade, acredito que aos poucos nossa Ilha retoma o caminho do progresso e entra em um momento novo!
Por fim, minha gratidão àqueles que lutaram pela Ilha, unidos foram protagonistas e responsáveis pelo processo de libertação e progresso da Ilha, mesmo que mais tarde cada um tenha tomado um caminho político partidário diferente. Citarei alguns nomes que me recordo e quem quiser pode mencionar aqueles que foram líderes que eu não consigo me recordar no momento: lembro de forma especial o meu avô Francisco Jatobá, o Senhores Magno BritoManoel Severiano, Batista Gregório, Diniz, Henrique Sertão, Paulo Rogério, a Sra. Joana Ribeiro e todos os outros homens e mulheres que foram líderes no processo de emancipação de nossa Ilha Grande! Não podemos deixar que nossa história caia no esquecimento! É uma história da qual cada Ilhagrandense deve se orgulhar! 
Orgulho-me muito de fazer parte deste povo batalhador, humilde e feliz! Amo minha cidade! Parabéns Ilha Grande! 
‪#‎21Anos‬ ‪#‎Parabéns‬

Fonte/Rony Farias

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...