quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

CIA lança cartilhas na Pedra do Sal

Nesse último final de semana, a Comissão Ilha Ativa (CIA) lançou as cartilhas Cassimiro Pedral e a História da Pedra do Sal e Mero, o Senhor das Pedras. O evento aconteceu na comunidade Pedra do Sal em Parnaíba e contou com a participação de moradores, pescadores e marisqueiras daquela comunidade.
unnamed
A cartilha Cassimiro Pedral é fruto dos projetos Memória e Contação de História da Pedra do Sal e APA Viva, financiado pela Superintendência de Cultura de Parnaíba e apoiado pela Fundação SOS Mata Atlântica, respectivamente. No livro, um boneco denominado Cassimiro conta as histórias de Pedra do Sal ao desvendar fatos, acontecimentos, situações, memórias e sonhos. As histórias são apresentadas por relatos de 21 pessoas que povoou e atualmente ainda vive nessa comunidade.
A cartilha Mero, o Senhor das Pedras faz um resgate do trabalho realizado para conservação dessa espécie na Pedra do Sal, por meio do Projeto de mesmo nome, que recebeu financiamento da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Conta com informações sobre a biologia e ecologia do animal, além do histórico de ações desenvolvidas na localidade.
O evento de lançamento teve a participação de mais de 100 pessoas da comunidade, representada por crianças, adolescente, jovens e idosos em que por meio de dança, história, risos e música compartilharam o que existe de belo e encantador na Pedra do Sal. Houve também a participação de representantes do município de Ilha Grande – PI e da UFPI.
Nos diversos espaços apresentados como: exposição da biodiversidade e fotográfica, os participantes puderam conhecer e valorizar o que existe em sua região e que precisa de atenção por parte dos próprios moradores para ser conservado.
Alguns momentos marcantes durante o evento foram: a apresentação dos participantes que dançavam ao som da música farinhada ou da pescaria; o lançamento das cartilhas que foi descoberto com o tesouro que vinha do baú; o teatro de bonecos trazendo a memória do povo pela visita do Cassimiro Coco; a dança sobre as histórias de assombração que surgiam para os pescadores e o repente pelo Sr. Julinho e Garajau.
A CIA agradece a todos que fizeram esse momento acontecer e espera que essas cartilhas sirvam de documentos que legitime a conservação do ambiente.
unnamed1
unnamed2
unnamed3
unnamed4
unnamed5
unnamed6
unnamed7

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...