quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Captura do caranguejo-uçá está proibida no Piauí a partir desta quarta-feira

A medida vai vigorar de 21 ao dia 26 de janeiro. A suspensão da captura é para preservar a espécie.

Este é o primeiro período do mês de janeiro que foi divido em duas etapas da andada do caranguejo-uçá no Estado do Piauí. A primeira etapa de janeiro ocorreu de 6 a 11 de janeiro e a segunda tem início nesta quarta-feira, dia 21 a 26 de janeiro Para determinar a medida, a secretaria informa que todos os anos, a espécie de caranguejo-uçá (Ucides cordatus) sai de suas tocas com o objetivo de acasalamento. Os caranguejos ficam vulneráveis nesta época.

A pesca predatória ameaça a sustentabilidade dos recursos pesqueiros; a necessidade de recomposição natural da fauna e da proteção da espécie de caranguejo durante a época de sua reprodução cabendo aos estados definir a melhor época para a proteção da espécie, de acordo com suas características regionais.

Entre os meses de janeiro, fevereiro e março de 2015 ocorrerem o defeso do caranguejo-uçá. O primeiro período será de 6 a 11 de janeiro e de 21 a 26 de janeiro. O segundo será de 4 a 9 de fevereiro e de 19 a 24 de fevereiro. Já o terceiro período vai de 6 a 11 de março e de 21 a 26 de março.

No Piauí os formulários podem ser baixados pela internet, através do site do Ibama (www.ibama.gov.br/pi). Depois de devidamente preenchidos devem ser entregues na superintendência do órgão, que em Parnaíba fica na Rua Merval Veras, 80 – Bairro Nossa Senhora do Carmo - PI, 64200-916 - Fone: (0xx) 86 3321-2585.

Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...