quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Santuário de Nossa Senhora do Piauí, marca Indelével da presença Italiana.


O convite para voltar nosso olhar e atenção para o Monumento dedicado à Nossa Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí, beleza maior de nossa região, é a oportunidade para reconhecermos o grande significado do dom incontestável de um Santuário Mariano. Nossa Senhora, há 25 anos estabelecida no alto de um morro com seu olhar sereno e acolhedor, nos abençoa esperando a visita e a constatação dos que não a conhecem, para juntarem-se ao coro daqueles que já proclamam ser esse lugar o mais belo. Essa beleza encanta e toca os corações e as mentes, pela singularidade do panorama de sua localização que a mãe natureza oferece de maneira tão generosa, inspirando a razão mais profunda do coração humano: a busca de Deus e de seu infinito amor. Ao celebrarmos o Jubileu de Prata do Santuário de Nossa Senhora, faz-se necessário revisitar o passado, atualizando em nossa memória e em nosso coração, as figuras que até aqui fizeram história. Não se trata apenas de uma simples recordação. Na verdade, trata-se de beber numa fonte inspiradora, nutrir gratidão e sentimentos por aqueles que tiveram a bravura de agir com audácia e nos deixar esta riqueza como herança de seu patrimônio espiritual: OS SACERDOTES E RELIGIOSAS, VINDOS DA ITÁLIA, que deixaram sua terra natal onde tiveram tudo para fazer carreira eclesiástica, mas preferiram ser religiosos, depois missionários e missionárias, simples e escondidos, no Nordeste Brasileiro. Homens e Mulheres fortes, mas sobretudo homens e mulheres de Deus, que impressionam pelo vigor e pelo entusiasmo com que trabalham pela causa do Reino de Deus. Aqui se debruçaram marcados pela participação corajosa e profética que jamais podemos deixar de lembrar e reverenciar: PE. PEDRO QUIRITI, chegou entre nós no ano de 1981 e exerceu sua missão com extrema simplicidade, autenticidade e principalmente, com profunda sensibilidade social de nossa gente. Com seu pioneirismo e sua inteligência luminosa, arrebanhou amigos (PE. ENZO, PE. GERARDO STOCCO, PE.JAIME) e benfeitores como PE. OSVALDO BELLOMI. Trabalhou incansavelmente para concretizar essa dádiva que é o Santuário de N. Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí como marco das celebrações do ano Mariano. Talvez em matéria de construção esta seja a maior obra de Pe Pedro em nossa Ilha.



A marcante presença das IRMÃS ADELAIDE e BEATRIZ, que com extremo zelo, dedicação e amor para com Nossa Senhora, ao longo de mais de duas décadas, em seu Santuário, sempre carregaram em si as marcas da acolhida, da alegria e da coragem de anunciadoras do reino de Deus, ensinando-nos a vivenciarmos e a caminharmos na fé e na esperança.



De grande relevância, registramos a riqueza de evangelização, continuada pelo ardor missionário do querido e amado PADRE VITÓRIO FERRARI, desempenhando com competência e simplicidade suas funções como Pároco à frente da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, tornando-a uma Igreja Viva, que constrói sua história de serviços ao povo de Deus guiada pelo Evangelho. Costuma-se afirmar que a melhor e mais importante obra que um missionário (a) deixa para uma comunidade é o seu testemunho de vida e doação generosa. Que as rotas luminosas das peregrinações desses nossos irmãos nos inspire a espalhar as riquezas de Cristo. O desafio de multiplicar a fé e garantir a continuidade da evangelização, permanece, sempre. Que Nossa Senhora, a estrela da nova Evangelização, no ano em que celebramos o jubileu de prata de seu santuário, faça com que nossa Igreja se renove e avance nos caminhos na busca e na proclamação do tesouro da fé cristã !

Fonte: Franklin Galeno

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...