terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Pesca Solidária promove intercâmbio de experiências entre catadores de marisco

No dia 11 de dezembro, o Projeto Pesca Solidária, que tem patrocínio Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, realizou intercâmbio de conhecimento entre marisqueiras da APA Delta do Parnaíba. 
Na ocasião, marisqueiras da comunidade Canto Comprido/Coroa Grande em Cajueiro da Praia/PI visitaram a Associação de Catadores de Marisco de Ilha Grande/PI e puderam trocar experiências sobre como coletam, manipulam e processam o marisco.
Durante o encontro de construção do Mapa da Pesca de Canto Comprido, realizado em novembro, as marisqueiras daquela comunidade conheceram o trabalho da Associação de Catadores de Marisco de Ilha Grande (ACMIG) através de um vídeo documentário. Devido ao modo diferente de trabalharem o marisco, as catadoras de Canto Comprido lançaram a ideia de visitarem o município vizinho para trocar experiências e aprendizagem.
Dessa forma, no dia 11 de dezembro, elas conseguiram realizar a visita. Saíram do Porto dos Tatus, em direção à Ilha do Bananal, no Delta do Parnaíba, local de catação de marisco da ACMIG. Participaram da atividade 7 comunitários do Canto Comprido/Coroa Grande, 4 técnicos do Pesca Solidária, 1 convidada, e 6 marisqueiras da ACMIG.

Durante o dia, o grupo catou e processou o marisco. O processamento foi realizado em etapas: fervura do marisco em latões, a peneira do marisco e a retirada do excesso de “cascas”; após ele é armazenado em baldes que serão colocados em sacos de 1 kg e congelados.
Ao final da atividade, todos estavam bastante cansados, porém felizes, pelo dia de aprendizado, e já discutiam uma próxima atividade: uma catação no Canto Comprido, no Igarapé da Muriçoca.
Ascom Pesca Solidária

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...