Os números mostrados animaram os petistas. O senador aparece isolado na liderança, o que, a rigor, não se traduz em novidade. Até aqui, Wellington é o primeiro pré-candidato em campanha aberta pelo governo. É também um nome conhecido em todo o Estado. Além de deputado estadual e federal, já foi duas vezes governador.
A novidade na pesquisa em poder dos petistas é o aparecimento do ex-governador Sílvio Mendes como segundo colocado. A distância para o senador ainda é considerável, mas chama a atenção que o ex-prefeito, apesar de ausente da mídia e sem mandato, apareça com destaque em segundo lugar como o preferido dos eleitores na disputa pelo governo.
Sílvio foi candidato a governador, em 2010, contra um governo dividido. Uma parte ficou com a candidatura do governador Wilson Martins. A outra acompanhou o senador João Vicente Claudino (PTB). Só com a cara e a coragem, o tucano conseguiu levar a eleição para o segundo turno. Foi derrotado com a reaglutinação das forças governistas em torno da candidatura de Wilson.
Sílvio ainda não declarou se pretende concorrer novamente ao Governo. No entanto, se tomar tal decisão, estará na iminência de encontrar outra vez as forças governistas divididas. O senador Wellington Dias vai liderar uma corrente e o vice-governador Zé Filho vai comandar a outra, se vier a assumir o governo.
A novidade é que, desta vez, Sílvio terá um cabo eleitoral que fará toda a diferença, o prefeito Firmino Filho. É fato que o prefeito tem procurado se aproximar do governador Wilson Martins, no plano administrativo. Mas ele não terá como negar apoio político a Sílvio, se este vier a se candidatar outra vez ao governo e se sua candidatura efetivamente vingar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário