Com uma programação diversificada entre minicursos e palestras, o evento contou ainda com o lançamento do livro “Biodiversidade do Delta do Parnaíba, litoral piauiense”, organizado pelo professor Anderson Guzzi e Comissão Ilha Ativa (CIA), em parceria com a UFPI e UESPI. A CIA foi representada pela estagiária Elane Marques, apresentando o capítulo “Conservação e Educação Ambiental (EA): uma proposta do Projeto Tartarugas do Delta (PI/MA)”, apresentando experiências de EA realizadas em 2011 e análise da pesquisa com discentes de Ensino Fundamental.
A CIA ainda teve oportunidade de proferir o minicurso “Práticas Transformadoras em Educação Ambiental”, onde foram apresentadas teorias e práticas de EA executadas pela instituição na APA Delta do Parnaíba, tais como: biodança, contação de história e roda griô para um público de 30 multiplicadores dos cursos de biologia e pedagogia.
Durante o minicurso os participantes trocaram experiências e vivenciaram outras maneiras didáticas de integrar o público a ser trabalhado e entenderam conceitos na área de educação socioambiental. Além disso, relataram o que aprenderam com as histórias que criaram e contaram coletivamente. “Eu precisava vivenciar uma experiência como a biodança, pois a atividade ajudará nos trabalhos que desenvolvo no município em que resido, além de ter ajudado como motivação pessoal”, disse o estudante Arsênio Santos.
Segundo a facilitadora Rosângela Santos, pedagoga da CIA, os resultados foram positivos, visto que os discentes atuaram como experientes contadores de histórias, onde o destaque foi Capitão Planeta, que surgiu para salvar o ambiente.
O último dia de minicurso foi um momento de integração, onde os multiplicadores passaram a contar suas histórias de vida na roda griô, sendo acompanhado por instrumentos musicais e um símbolo da contação (concha), contando fatos de sua infância, lembrando de músicas e brincadeiras e de sua cultura, como a Festa de Reisado.
A CIA agradece a oportunidade de participação na V Semana de Biologia.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário