terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Padre Vittorio envia mensagem aos seus paroquianos por ocasião do Tempo Quaresmal

 Queridos  amigos e irmãos, filhas e filhos amados: Paz!!


     Entramos nestes dias na longa peregrinação da Quaresma. Carregamos no coração o íntimo desejo de reavivar em nós, vencendo todo esquecimento, a memória da beleza do nosso primeiro encontro com Cristo e aquela alegria que jorra da contemplação da sua presença que ilumina e transfigura toda nossa vida.  Queremos alcançar aquela certeza que, lá na montanha da Transfiguração, levou o Apóstolo Pedro a gritar: “É bom para nós estarmos aqui!”.

                          Precisamos muito deste tempo de graça. Precisamos retomar a luta contra toda distração e superficialidade que, no nosso dia-a-dia, agridem os nossos corações e tornam a nossa fé frágil e irrelevante: não mais uma fé forte, ardente, ousada, fonte de alegria e de paz e sim uma fé sem intensidade, sem beleza, incapaz de gerar aquele ardor  e coragem que caracterizam a vida de quem crê.

                       Como nos lembra o Papa Bento na sua mensagem para a Quaresma, temos que resgatar a coragem da luta contra tudo o que, levando-nos a trilhar os caminhos das ilusões, nos impede de experimentar e testemunhar a alegria que nos vem da beleza do encontro renovado com Cristo. “Neste ‘Ano da Fé’ - nos fala o Papa - a Quaresma é o tempo favorável  para redescobrir a fé em Deus como critério-base de nossa vida e da vida da Igreja. Isso implica sempre uma luta, um combate  espiritual, porque o espírito do mal, naturalmente, se opõe à nossa santificação e quer que nos desviemos do caminho de Deus.  Mas o tentador é bem dissimulado: ele não empurra diretamente para o mal, mas para um falso bem, fazendo-nos crer que as verdadeiras realidades são o poder e aquilo que satisfaz as necessidades primarias. Deste modo, Deus passa a ser secundário. Não tem mais valor. Desaparece! Nos momentos decisivos da vida, e mais ainda, olhando com atenção, em cada momento, nos encontramos diante de uma encruzilhada: ‘queremos seguir o eu ou servir a Deus?...”.

                      Nesta caminhada quaresmal,  que nos é proposta pela Igreja, queremos subir, com o Papa Bento, à montanha sagrada para aprendermos novamente a servir a Deus - como ouvimos no último Ângelus rezado por ele neste domingo da transfiguração –  Unidos a ele, queremos entrar no caminho árduo e necessário da oração, isto é de um renovado encontro com Cristo que, no esplendor de sua glória, reavive em nós a alegria da fé. Assim transfigurados queremos acolher o convite do Papa Bento: “No tenhamos medo de enfrentarmos o combate contra o espírito do mal:  importante é que o façamos com Ele, com Cristo, o Vencedor.”

                  Sim! Com Ele, cujo rosto resplandece diante de nós, queremos ir ao encontro dos homens e mulheres do nosso tempo para lhes oferecer, pelo testemunho da caridade, a alegria da fé que brota do reconhecimento da beleza de sua presença. Acompanhe-nos com a sua graça, neste tempo da caminhada da Quaresma, o Senhor: na sua infinita bondade, nos conceda, após os dias da penitência e da conversão, resgatada enfim a beleza e alegria do ser cristão, celebrarmos enfim reunidos os dias da Páscoa de Ressurreição. 

                       Que a bênção de Deus esteja conosco e preencha de paz o coração da cada um. A todos deixo, com carinho e ternura, o meu abraço fraterno.
Até breve, se Deus quiser. 

 Pe.  Vittorio. 
Fonte da imagem: http://paroquiatibiri02.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...