sábado, 12 de junho de 2010

Mais de 30 mil crianças são atendidas pela Sasc no Piauí

Parnaiba_Aerea.JPG

A Secretaria realizará ações específicas nos quatro municípios do litoral piauiense. Em Parnaíba, Cajueiro da Praia, Luís Correia e Ilha Grande, sobretudo durante o período de férias, há uma intensificação do problema.

Crianças e adolescentes trabalham como flanelinhas, vendedores ambulantes ou até mesmo se tornam pedintes.

Com o objetivo de desenvolver ações para despertar a sociedade civil e poder público, é comemorado neste sábado, 12, o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. A data alerta para esta forma de violação dos Direitos Humanos de crianças e adolescentes.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) é desenvolvido em todos os municípios do Piauí. Em pelo menos 60% das cidades, o trabalho é realizado pelo poder executivo local, sob monitoramento da Secretaria Estadual da Assistência Social e Cidadania (Sasc).

A expectativa da secretária Gilvana Gayoso é estender a supervisão para os 224 municípios até o final de 2010. A Sasc já solicitou às prefeituras municipais um diagnóstico do problema, mas só recebeu resposta de pouco mais de 50 cidades. A falta de retorno por parte das prefeituras é um fator que dificulta o trabalho.

No próximo dia 24, será lançado o Fórum Estadual de Combate ao Trabalho Infantil. O evento acontecerá na Praça João Luís, Centro de Teresina, às 9h. A Sasc integra o conselho estadual de combate ao trabalho infantil.

O Governo Federal repassa uma verba mensal de R$ 815 mil ao Piauí para o Peti, onde mais de 32 mil crianças são atendidas. As ações assistenciais são realizadas através dos Centros de Referência Especializada da Assistência Social (Creas) existentes no Estado.

Fonte/CCOM

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...