O bairro São Vicente de Paula é um dos maiores da periferia do município de Parnaíba, na região norte do Piauí, com uma população de aproximadamente 2 mil habitantes. A comunidade é constituída por famílias numerosas, com seis a dez filhos, que moram em habitações precárias, sendo parte delas de taipa e chão batido.
Antes do trabalho do Artesanato Solidário, os homens trabalhavam na lavoura e na construção civil. As mulheres ajudavam na renda familiar como domésticas e confeccionando trançados na palha de carnaúba. Os produtos artesanais eram desenvolvidos sem qualidade e padrão próprio. As peças eram copiadas de modelos que os compradores levavam. Os artesãos estipulavam os preços e vendiam os produtos em feiras e para atravessadores
Aquela realidade tornou as artesãs desmotivadas para o trabalho. Mas, com o projeto do Artesanato Solidário, elas reativaram a associação, atualizaram a documentação e organizaram, em parceria com o Governo do Estado, através do Prodart, a reestruturação da sede, com espaço para produção e comercialização dos produtos.
Através do ArteSol, as artesãs puderam fazer cursos de capacitação em associativismo, gestão associativa, desenvolvimento e melhoria de produtos, repasse do saber, tingimento e saúde preventiva.
Hoje, a Associação dos Artesãos em Trançado do bairro de São Vicente de Paula abriga cerca de 40 artesãs de todas as idades, que produzem com uma matéria-prima abundante na região, autoestima elevada e venda dos produtos superando as expectativas. Dentre os produtos desenvolvidos, estão centros de mesas, cestos, suporte para pratos, bandejas e sousplats.
Faça uma visita A Cooperativa TRANÇADOSVIP que fica à Rua José Mendes Mourão, 461 – Bairro São Vicente de Paula - Parnaíba/PI.
Um comentário:
Gilson, me interessa comprar os produtos de palha trançada. Gostaria de saber se vcs tem preço de atacado, os modelos, e envio. Obrigada, Anna.
Postar um comentário