De 28 deste mês a 03 de julho, trinta artesãos dos Estados do Piauí, do Ceará e do Maranhão, farão uma viagem pela Rota das Emoções para conhecer a história, os atrativos turísticos e a produção artesanal das cidades que fazem parte do roteiro. A viagem de conhecimento é uma das ações do Projeto Rota das Emoções e sua Competitividade no Mercado, que tem foco no aumento do fluxo de turistas na região, através da integração do turismo e do artesanato.
“O artesanato é uma das cadeias produtivas que mais agregam valor ao turismo de qualquer região do país. Através da qualificação do artesanato das várias cidades que compõem a Rota das Emoções, conseguiremos divulgar melhor os nossos atrativos tanto no Brasil como no exterior. A intenção é que essa rota seja cada vez mais visitada e que os turistas que por aqui passarem se sintam satisfeitos e divulguem bem a nossa região”, destaca o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae no Piauí, Ulysses Moraes.
A primeira ação do Projeto Rota das Emoções e sua Competitividade no Mercado foi a elaboração de um diagnóstico das unidades artesanais localizadas nas cidades que fazem parte do roteiro. Foram identificados dezesseis grupos de produção, sendo sete no Piauí, três no Maranhão e seis no Ceará.
“Essa viagem é para que os artesãos conheçam a rota e saibam porque esses destinos merecem ser visitados. Assim, o momento da venda será também uma oportunidade para divulgar o roteiro e seus atrativos. Durante a viagem, os artesãos poderão ainda trocar experiências e compartilhar informações”, esclarece a gestora do Projeto Artesanato do Norte Piauiense, Lúcia Carneiro.
A programação da viagem inclui ainda a participação dos artesãos no Seminário de Integração do Artesanato da Rota das Emoções, que acontece no dia 29 deste mês, em Jericoacoara, principal destino da Rota das Emoções no Ceará. O seminário vai tratar sobre a importância do trabalho artesanal em conjunto com o turismo. Na ocasião, será proferida uma palestra com o tema “A Integração do Artesanato com o Turismo: Vantagens e Desafios”. As ações a serem desenvolvidas para uma maior integração do artesanato com o turismo na rota também serão discutidas durante o seminário.
Em Jericoacoara acontecerá também, no dia 25 deste mês, o repasse da metodologia de produção associada ao turismo para os artesãos, sendo outra atividade do Projeto Rota das Emoções e sua Competitividade no Mercado. O foco dessa ação é a inovação no atendimento ao turista. Esse trabalho inclui definição de um plano de atuação para cada entidade, formatação do produto inovador, e divulgação e comercialização desse produto junto às agências.
“A nossa intenção é tornar a Rota das Emoções mais competitiva, já que sabemos que temos um produto turístico de qualidade, que foi reconhecido, pelo Ministério do Turismo, como Melhor Roteiro Turístico do Brasil. Precisamos desenvolver ações para consolidar cada vez mais esse destino, fazendo do turismo a mola propulsora do desenvolvimento econômico não só do Piauí, mas de todos os Estados que fazem parte da rota”, afirma o diretor superintendente do Sebrae no Piauí, Delano Rodrigues Rocha.
Outra ação desse projeto é a integração do artesanato e a promoção da Rota das Emoções, que deverá incluir divulgação da rota através da distribuição de kits promocionais com souvenires de artesanato e a participação dos artesãos em feiras e eventos específicos do setor artesanal, onde eles poderão divulgar o roteiro.
Jornal O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário