Circula nas redes sociais uma notícia falsa [fake news] da captura de um tubarão na Praia da Pedra do Sal, no litoral do Piauí. O vídeo mostra um tubarão de aproximadamente 2 metros, amarrado pela cabeça e calda e seguro por pescadores na Praia do Açu, no Rio de Janeiro.
O Piauí Hoje investigou o suposto vídeo e descobriu que na verdade o tubarão foi capturado por pescadores na Praia do Açu, em São João da Barra, no Rio de Janeiro. A disseminação da Fake News deixou os turistas que pretendem passar o Carnaval no litoral piauiense bastante preocupados.
De acordo com informações da Inter TV, através do G1 Norte Fluminense, o biólogo Hugo Pessanha informou que o tubarão é aparentemente da espécie cabeça-chata. Ainda conforme a notícia, testemunhas relataram que o tubarão foi capturado acidentalmente por uma rede de pesca na manhã dessa quarta-feira (27/02).
O biólogo explicou que no Brasil não há legislação que proíba a pesca de tubarão que não esteja em extinção, que é o caso desse tubarão encontrado no Açu. Ele ressaltou ainda que a carne do tubarão adulto é imprópria para o consumo, porque o tubarão come o lixo do mar e a carne dele acumula mercúrio e arsênio.
Quem deseja curtir as praias do litoral do Piauí no feriadão de carnaval precisa preocupar apenas com os riscos de afogamento e pode ficar tranquilo que não há registros de tubarões no litoral do Estado recentemente. Vale lembrar que não se deve entrar no mar sob efeito de bebida alcoólica, pois o álcool causa efeitos no organismo que podem potencializar os riscos de afogamento.
Fonte: Com informações de G1 Norte Fluminense
Nenhum comentário:
Postar um comentário