segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Ilhagrandenses participaram de Curso de Educação Ambiental, realizado pela PMIG e SEBRAE.

A Prefeitura de Ilha Grande, através da Sala do Empreendedor, em parceira com o SEBRAE/Parnaíba realizaram entre os dias 25 a 29 de agosto o  Curso de Educação Ambiental. O mesmo foi promovido no auditório da colônia de pescadores Z-7, instituição parceiro na promoção do desenvolvimento do município.

                                            Alunos concludentes do curso

O Curso teve o objetivo de promover o conhecimento sobre os conceitos da educação ambiental; explanar sobre as problemáticas ambientais; Predispor-se ao gerenciamento correto das atividades ambientais, visando o desenvolvimento da sociedade e a inserção da sustentabilidade em todos os aspectos cabíveis.

Alem da parte teórica, foram realizadas visitas de campo em locais estratégicas, a fim de aprimorar o conhecimento dos alunos, bem como estimular o censo critico dos mesmos, através do estímulo de suas próprias percepções sobre as problemáticas ambientais de seu município. 


Um dos pontos visitados, foi o lixão municipal, que contou com a supervisão do Chefe da Vigilância sanitária do município, o Senhor Francisco das Chagas (Dom Jorge), que se fez presente nos demais pontos. No lixão os alunos tiveram a oportunidade de ouvir depoimentos do senhor Francisco, que é catador de lixo a quase dois anos, que falou sobre a quantidade de produtos que são descartados pelos ilhagrandenses, mas são reaproveitados por ele.

                                                   Lixão Municipal de Ilha Grande





    Senhor "Dom Jorge", Chefe da Vigilância Sanitária e senhor Francisco "Catador de Lixo".

Outro ponto visitado foi as dunas que ameaçam de soterramento a comunidade Tatus, o qual nesta visita contou com a presença do Senhor Carlos Barros, representante da associação de moradores da comunidade Tatus. Carlos Barros explicou sobre o projeto de contenção de dunas que acontecem em parte da vasta área de dunas que ameaçam a comunidade, e falou sobre a percepção dos comunitários sobre tal problemática. 

     Alunos conhecendo as ações de contenção de dunas realizadas pela comunidade Tatus

                               Carlos Barros explicando sobre as ações de contenção de dunas

Ainda no Próprio bairro, os alunos visitaram o Porto de Tatus, onde foi explanado sobre os impactos das embarcações e de outras ações antrópicas que ameaçam a sustentabilidade dos recursos naturais, ali presentes. 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...