terça-feira, 5 de maio de 2015

Governador Wellington Dias atende solicitação do deputado Assis e autoriza retomada de construção de unidade de saúde em Nossa Senhora de Nazaré



No ano de 2009, quando era secretário de saúde, Assis Carvalho iniciou o projeto de construção de unidades básicas avançadas de saúde em pequenos municípios para realizar serviços dos programas Saúde da Família e Saúde Bucal, tendo ainda as condições de realizar partos normais, garantindo às mulheres o direito de dar à luz nas cidades onde moravam. Nossa Senhora de Nazaré – norte do Piauí - foi um dos 74 municípios contemplados com o projeto “Direito de nascer na minha terra”. Mas a obra foi paralisada nos governos seguintes.

O deputado Assis Carvalho disse que a obra mais cara para a sociedade é a obra inacabada e pediu ao governador Wellington Dias que retomasse a construção da unidade de saúde. Imediatamente, o governador atendeu a solicitação e autorizou a retomada.
A autorização foi dada no município de Nossa Senhora de Nazaré, onde o governador estava para participar de inaugurações de diversas obras com o prefeito José Henrique.
Foram inauguradas a Orla do Açude - com praça e brinquedos para a criançada -, uma unidade de saúde, abastecimento dágua e calçamento. Também foi feita a entrega de módulos sanitários e 40 casas. Maria de Nazaré recebeu das mãos do governador as chaves da nova residência feita de tijolos, coberta de telhas, com banheiros e sanitários para onde vai mudar com o marido e os três filhos. A família antes morava em casa de taipa.
Segundo o prefeito Zé Henrique, nas obras entregues hoje pelo município foram aplicados R$ 2,3 milhões, recursos de parcerias com governo federal e estadual.
Presentes no evento os moradores do município, vereadores e secretários municipais, os presidentes de Câmaras municipais de Nossa Senhora de Nazaré – Luizinho – e de Piripiri - Genival Sales. Também prefeitos da região como Paulo Martins (Campo Maior), Solteiro (Boqueirão), Patrícia Leal (Altos), Zé Resende (Boa Hora), dentre outros; deputado Aloisio Martins; diretora da Agência Habitacional, Gilvana Gayoso; presidente da Funasa, Henrique Pires; Gercina, vice-prefeita e presidente do PT no município; Erlândia Barroso (vice-presidente do PT), a primeira dama Regiane Carla e outras lideranças locais.
Saiba mais sobre o projeto Direito de Nascer na Minha Terra
No projeto constavam 74 unidades básicas avançadas de saúde - sendo a construção de 53 novas unidades e a reforma e adaptação de 21 centros de saúde.
Os municípios contemplados foram os que têm população entre mil e dez mil habitantes, cidades que não possuem unidades mistas de saúde ou hospital de pequeno porte e também localidades com Índice de Desenvolvimento Humano igual ou inferir a 0,7.

Ascom

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...