quinta-feira, 12 de março de 2015

Alerta: Biodiversidade Marinha do Delta corre risco de extinção


O projeto Biodiversidade Marinha do Delta – BIOMADE patrocinado pelo Programa Petrobras Socioambiental, identificou espécies de peixes comerciais que podem ter o estoque afetado por causa da pesca predatória na região do Delta do Parnaíba.

A pesca predatória é uma atividade altamente agressiva com o meio,  apresentando consequências desastrosas e podendo comprometer a produtividade pesqueira. Desta maneira, a pesca predatória traz prejuízo tanto para o pescador quanto para os ecossistemas costeiros marinhos.

Em 2014 foram analisados 3.196 exemplares de peixes identificados em 72 espécies presentes na região. Destes foram registradas três espécies classificadas atualmente com Vulneráveis a extinção sendo estes: a Raia-viola (Rhinobatos lentiginosus), o Bagre amarelo (Sciades parkeri) e o Camurupim (Megalops atlanticus). Estes resultados foram apresentados no XXI Encontro Brasileiro de Ictiologia (XXI EBI).

“A pesca do camarão é uma prática extremamente nociva à biodiversidade marinha, pois a rede revolve o chão e arrasta tudo que encontra pela frente, destruindo o habitat daquelas espécies que vivem no leito oceânico.” Nesse tipo de pesca, os animais que não possuem valor comercial acabam sendo descartados, relata Werlanne Magalhães.

Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...