segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Equipe do Pesca Solidária se reúne para discussão do diagnóstico e monitoramento da pesca

No dia 3, a equipe de diagnóstico e monitoramento da pesca do Projeto Pesca Solidária, executado pela Comissão Ilha Ativa, com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, esteve reunida para avaliação e discussão dos trabalhos executados em Cajueiro da Praia-PI e Chaval-CE.
DSC_0192 copy
Nesse eixo do projeto são realizados monitoramento de desembarque pesqueiro, no qual são levantados dados das artes de pesca utilizadas na região, espécies capturadas e seus tamanhos, pontos pesqueiros, entre outras informações. As atividades são realizadas junto aos pescadores e atravessadores que utilizam o estuário dos rios Timonha e Ubatuba, localizado na divisa do Piauí e Ceará.
“Estamos na fase inicial do diagnóstico da pesca, mas a sensibilização dos pescadores para a colaboração na pesquisa já vem ocorrendo desde o início do projeto. A participação destes profissionais é essencial para obtermos essas e outras informações, e temos alcançado esse apoio”, informa a bióloga Kesley Paiva.
O acompanhamento do desembarque pesqueiro é importante para compreender a composição, abundância e variação das espécies-alvo das pescarias artesanais na região do estuário do Timonha e Ubatuba. Essas informações, aliadas aos estudos sobre os conhecimentos locais dos pescadores artesanais, poderão auxiliar no planejamento de ações para a conservação de recursos pesqueiros.

DSC_0223 copy
DSC_0211 copy

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...