sábado, 25 de outubro de 2014

FaunaMar participa do ciclo de palestras “Avaliação de encalhes de tartarugas marinhas”

Na última quarta-feira, 22, a equipe técnica do projeto FaunaMar, realizado pela Comissão Ilha Ativa (CIA) e apoiado pela Fundação O Boticário, participou do Ciclo de Palestras “Avaliação de encalhes de tartarugas marinhas”, realizado pelo projeto TAMAR, em Almofala, Ceará. A atividade contou ainda com a participação de técnicos do Centro de Triagem de Animais Silvestres – CETAS/IBAMA-CE e projeto TAMAR-CE, representado pelos seus coordenadores e estagiários.
DSC_0208_compressed
As palestras foram ministradas pela veterinária do TAMAR, Daphne W. Goldberg, com as seguintes temáticas: Fisiopatologia de afogamento em tartarugas marinhas; Alterações post mortem em quelônios marinhos e resumo do 1º Seminário Internacional de Proteção à Fauna em Caso de Vazamento de óleo, realizado nos dias 11 e 12. 12.13, no Rio de Janeiro, além da prática de necropsia.
A coordenadora de campo do FaunaMar, bióloga Liliana Souza, explica que a atividade foi de grande importância para os participantes: “Esse momento veio somar com o conhecimento que a equipe possui e também conhecer e discutir algumas técnicas para avaliação e atendimento de encalhes de tartarugas marinhas, capacitando-os para uma melhor coleta de dados e manejo dos animais. Além disso, estreitar relações com os parceiros e conhecer um pouco dos trabalhos desenvolvidos por outras instituições”.
Segundo a coordenadora técnica Kesley Paiva, desde 2013 o projeto FaunaMar vem levantando dados de quelônios marinhos no litoral oeste do Ceará e conta com o apoio do TAMAR-CE. “Para nós o apoio junto à instituição fortalece o trabalho realizado, visto que esta possui 35 anos de experiência. É a união de forças em prol da conservação de tartarugas marinhas no estado do Ceará”, finaliza a bióloga.

DSC_0208_compressed - Copia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...