domingo, 26 de outubro de 2014

Urna da seção 77 da 4ª Zona Eleitoral de Ilha Grande terá votação paralela

Urnas do litoral e zona rural da capital são sorteadas para votação paralela. Município de Ilha Grande e povoado em Teresina foram sorteados. Procedimento permite comprovação da segurança e confiabilidade do voto.

A audiência pública realizada na manhã deste sábado (25) pelo Tribunal Regional do Piauí (TRE-PI) definiu as duas urnas que serão submetidas à auditoria de votação paralela. A urna eletrônica da 331ª seção, da 1ª Zona Eleitoral, no Povoado Dois Irmãos, em Teresina e a urna da seção 77 da 4ª Zona Eleitoral da cidade de Ilha Grande, no litoral do estado foram escolhidas durante sorteio.

A votação paralela consiste na auditoria por amostragem que visa à comprovação da confiabilidade e da segurança do sistema de votação. Durante o processo, cédulas de papel anteriormente preenchidas são colocadas em urnas de lona e os votos não oficiais são contabilizados e comparados com os resultados apurados nos boletins das respectivas urnas eletrônicas auditadas.

Todo o procedimento é realizado de forma pública e também é filmado em todas as suas etapas. Essa auditoria foi instituída nas eleições municipais de 2000, e é acompanhada por representantes dos partidos políticos e da sociedade.

De acordo com informações do TRE-PI, a urna encaminhada à cidade de Ilha Grande foi transportada em uma aeronave a serviço do tribunal, enquanto o transporte da urna do Povoado Dois Irmãos foi realizado por via terrestre, por se tratar de uma localidade com distância inferior a 200 km da capital.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...