Na ocasião, os jovens conheceram as etapas que leva à construção de um projeto: justificativa, objetivos, ações planejadas, metas, cronograma e orçamento. “O intuito do curso é fazer com que os jovens, a partir da identificação de um problema local, possam elaborar projetos de intervenção a esses problemas, e dessa formar contribuir para o desenvolvimento local. Assim, eles serão protagonistas do crescimento do lugar onde vivem”, relata Luciano Galeno, técnico do projeto e ministrante do minicurso.
Como parte do curso, os jovens elaboraram prévias de algumas propostas. Houve um projeto chamado Lixo Zero, que propunha sensibilizar os comunitários sobre a importância do cuidado adequado com os resíduos sólidos, por meio de palestras, coleta de materiais e oficinas de reciclagem.
Outra proposta foi na área de educação, onde se pretende criar dois clubes do livro em duas localidades do Município de Cajueiro da Praia, para crianças de 6 a 12 anos de idade, incentivando assim o hábito pela leitura.
A terceira proposta de projeto foi na área do esporte, meio ambiente e turismo, para a realização de um evento que incentiva o uso da bicicleta como transporte saudável e sustentável.
“É possível obter diversos financiamentos que apoiam esses projetos de caráter social. Os jovens do grupo CES já perceberam a importância e necessidade de elaborar projeto nesse sentido, e isso é bom”, disse Jailson Leocadio, técnico do Projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário