quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Grupo de Jovens CES recebe capacitação em elaboração de projetos

Neste sábado (18), os jovens do grupo Caju Eco Sustentável (CES) participaram de um Curso de Elaboração de Projetos, na Base Peixe-boi, em Cajueiro da Praia, realizado pela Comissão Ilha Ativa (CIA), por meio do Projeto Pesca Solidária, que possui patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Desde o abril, o Projeto vem acompanhando e somando forças com o grupo, no sentido de fortalecer as ações socioambientais naquele município.
DSC_0007 copy
Na ocasião, os jovens conheceram as etapas que leva à construção de um projeto: justificativa, objetivos, ações planejadas, metas, cronograma e orçamento. “O intuito do curso é fazer com que os jovens, a partir da identificação de um problema local, possam elaborar projetos de intervenção a esses problemas, e dessa formar contribuir para o desenvolvimento local. Assim, eles serão protagonistas do crescimento do lugar onde vivem”, relata Luciano Galeno, técnico do projeto e ministrante do minicurso.
Como parte do curso, os jovens elaboraram prévias de algumas propostas. Houve um projeto chamado Lixo Zero, que propunha sensibilizar os comunitários sobre a importância do cuidado adequado com os resíduos sólidos, por meio de palestras, coleta de materiais e oficinas de reciclagem.
Outra proposta foi na área de educação, onde se pretende criar dois clubes do livro em duas localidades do Município de Cajueiro da Praia, para crianças de 6 a 12 anos de idade, incentivando assim o hábito pela leitura.
A terceira proposta de projeto foi na área do esporte, meio ambiente e turismo, para a realização de um evento que incentiva o uso da bicicleta como transporte saudável e sustentável.
“É possível obter diversos financiamentos que apoiam esses projetos de caráter social. Os jovens do grupo CES já perceberam a importância e necessidade de elaborar projeto nesse sentido, e isso é bom”, disse Jailson Leocadio, técnico do Projeto.
DSC_0035 copy
DSC_0042 copy
DSC_0044 copy
DSC_0048 copy
DSC_0063 copy
DSC_0075 copy
DSC_0082 copy

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...