A 1ª oficina de Educação Ambiental em Luís Correia aconteceu nesta quarta-feira, dia 13, com a participação de 29 educadores das unidades escolares: Dep. João Pinto, Eliana Soares, Dep. Pinheiro Machado, Prof. Maria Veras, José de Maria Lima e Prof. Oswaldo.
O objetivo é sensibilizar os educadores para o cuidado com o “Meu Ambiente” e com a Preservação das Tartarugas do Delta, além de formar multiplicadores socioambientais para desenvolver atividades educativas com os discentes da região.
Esta é uma iniciativa da Comissão Ilha Ativa – CIA, patrocinada pela Petrobras, através do programa Petrobras Ambiental, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura do município. Neste evento a programação contou com palestra sobre o projeto de conservação das tartarugas, oficinas educativas com a utilização das técnicas vídeos, jogos, música, leitura, roda de conversa, debate, discussão e elaboração de projeto.
Os docentes mostraram-se interessados em entender o comportamento reprodutivo, encalhe, reabilitação das tartarugas e como a comunidade e alunos poderiam contribuir com a preservação destas espécies que estão em extinção.
Na construção coletiva da intervenção dos projetos, os educadores de Luís Correia resolveram trabalhar com a temática “O Meu Ambiente Escolar” onde abordaram as questões da relação aluno x aluno, aluno x professor, aluno x escola, aluno x ambiente em que vivem. Esta oficina foi avaliada pelos participantes como muito boa, pois propiciou integração, troca de conhecimentos, participação, envolvimento, planejamento e continuidade de ações socioambientais a serem desenvolvidas nas escolas no segundo semestre de 2011.
Segundo a coordenação do Tartarugas do Delta, a equipe de professores que formam o grupo de multiplicadores de Luís Correia vestem a camisa
das tartarugas. “Mãos a obra educadores, a proteção de nossa natureza conta com vocês”, disse a coordenadora de Educação Ambiental do projeto, Francinalda Rocha.
das tartarugas. “Mãos a obra educadores, a proteção de nossa natureza conta com vocês”, disse a coordenadora de Educação Ambiental do projeto, Francinalda Rocha.
Veja mais em www.tartarugasdodelta.org.br
Edição: Proparnaiba.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário