Delta do Parnaíba - Foto Morais Brito |
Evento acontece começa quarta-feira (13), em São Paulo. A Rota das Emoções promete encantar os visitantes do 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece de 13 a 17 deste mês, no Anhembi, em São Paulo.
O destino de sol, mar, dunas e lagoas envolve quatorze cidades, sendo quatro no Piauí – Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luiz Correia e Parnaíba; cinco no Ceará – Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara; e cinco no Maranhão – Araioses, Barreirinhas, Paulinho Neves, Santo Amaro e Tutóia.
Delta do Parnaíba - Foto Morais Brito |
“O Salão do Turismo é um dos maiores eventos do setor realizado no país. Apresentar a Rota das Emoções no Salão é uma oportunidade de mostrar para o país e para o mundo esse destino único, que merece ser visitado. A nossa expectativa nesta sexta edição do evento é que a Rota tenha uma boa procura, já que é um produto diferenciado, o que deve contribuir para aumentar o fluxo de turistas nos destinos que fazem parte do roteiro”, comenta o gerente da Unidade de Atendimento Coletivo Comércio e Serviços do Sebrae no Piauí, Gilson Vasconcelos.
Natureza, aventura, praia, esportes náuticos, cultura e artesanato compõem o cenário único de sol e mar da Rota das Emoções, eleita em 2009 pelo Ministério do Turismo, na quarta edição do Salão do Turismo, como o melhor Roteiro Turístico do país.
Revoada dos Guarás, ave símbolo do Delta do Parnaíba Foto: Morais Brito |
Os grandes atrativos do roteiro são o Delta do Parnaíba, no Piauí, o único em mar aberto das Américas; o Parque Nacional dos Lençóis, no Maranhão, um aglomerado de dunas e lagoas de beleza singular; e Jericoacoara, no Ceará, local de vento e água, propício para a prática de esportes náuticos.
Todos os destinos da Rota das Emoções são banhados pelo mar e o ecossistema da região é bastante variado. As ações de incentivo ao turismo nesse roteiro iniciaram em 2005 no mercado nacional através de parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, no Piauí, Ceará e Maranhão; Ministério do Turismo e governos estaduais.
Ilha dos Poldros - Foto: Darklise Albuquerque |
Ano passado, deu-se início ao trabalho de divulgação da Rota no exterior com apoio da Empresa Brasileira de Turismo, Embratur; e do Comitê Visite o Brasil. A primeira ação estratégica para tornar a Rota das Emoções um produto competitivo no mercado internacional foi em feira de turismo na Argentina. Como continuidade desse processo de consolidação da Rota no exterior foi viabilizada a apresentação desse produto turístico em feiras, que aconteceram este ano, na Espanha, Itália, Lisboa e Berlim.
“O fluxo de turistas nos municípios que fazem parte da Rota das Emoções aumentou bastante nos últimos anos. São turistas nacionais e internacionais que movimentam a economia dessa região. O roteiro é, sem dúvida, um dos mais procurados entre todos aqueles que envolvem o Piauí”, acrescenta Vasconcelos.
Para conhecer melhor a Rota basta acessar o site www.rotadasemocoes.com.br. Nesse endereço virtual, os turistas podem planejar a viagem, escolhendo desde os meios de hospedagem e alimentação até os passeios que desejam fazer e as cidades que pretendem visitar.
ROTEIROS DO BRASIL
O Salão do Turismo é uma ação de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, executado pelo Ministério do Turismo.
No evento, os visitantes podem conhecer as últimas novidades em destinos turísticos, além das riquezas, atrativos e potencialidades dos vinte e seis Estados brasileiros e do Distrito Federal.
A estrutura do Salão envolve Feira de Roteiros Turísticos; Área de Comercialização para venda de produtos e serviços turísticos; Vitrine Brasil, onde é destaque o artesanato, a moda, as jóias, os produtos da agricultura familiar, a gastronomia típica e as manifestações artísticas das várias regiões do país; Núcleo de Conhecimento, onde acontecem palestras e mini-cursos sobre casos de sucesso e tendências do setor turístico brasileiro; e os espaços de Rodadas de Negócios.
Encontro do Parnaíba com o Atlântico - Foto: Morais Brito |
Durante o evento acontecem também Missões Promocionais, que são: a Caravana Brasil, quando agentes e operadores fazem visita técnica ao Salão; e o Press Trip, ocasião em que os profissionais da imprensa nacional e internacional visitam o evento.
Em 2010, na quinta edição do Salão, 109.126 pessoas circularam pelo Anhembi e foram gerados negócios da ordem de quase R$ 8 milhões com a comercialização de produtos e serviços turísticos. Na Vitrine Brasil, as vendas alcançaram R$ 1,2 milhão. Este ano, a estimativa é que o número de visitantes seja ainda maior e o volume de negócios seja ultrapassado.
O Salão do Turismo é considerado maior evento do setor destinado ao consumidor final, já que lá os visitantes têm a oportunidade de planejar viagens, aproveitando a grande oferta de produtos turísticos e as promoções exclusivas ofertadas pelos expositores. A proposta do evento é mostrar que todos podem viajar. Para este ano, o grande objetivo é ampliar o atendimento ao público interessado em cruzeiros marítimos e no turismo GLBT.
Jornal da Parnaíba | Por Antônio Pessoa/Jornalista292
Nenhum comentário:
Postar um comentário