PEC dos agentes de saúde é aprovada em 1º turno
A Câmara dos Deputados aprovou, na noite desta quarta-feira (25), em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 391/09) que estabelece as diretrizes de plano de carreira e piso salarial para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Combate a Endemias (ACE). Foram 382 votos a favor e apenas uma abstenção.
Os líderes partidários atenderam ao apelo da deputada Fátima Bezerra (PT-RN), relatora da proposta, e concordaram em aprovar a proposta antes da apreciação dos três projetos relativos ao Pré-Sal. Centenas de agentes de saúde acompanharam a votação das galerias do Plenário da Casa.
No seu parecer, a deputada Fátima especifica que lei federal de iniciativo do Poder Executivo vai instituir o piso salarial profissional nacional e as diretrizes para os planos de carreira que serão estabelecidos pelos estados e municípios. O texto aprovado também determina que a União deve prestar assistência financeira complementar aos estados, ao Distrito Federal e aos municípios para o cumprimento do pagamento do piso.
Tramitação – A PEC 391 de 2009 ainda será apreciada em segundo turno na Câmara dos Deputados e em dois turnos no Senado Federal. Quando aprovada, a proposta vai beneficiar cerca de 300 mil agentes de saúde de todo o país.
| mostrar detalhes 21:58 (35 minutos atrás) |
25/11/2009
Dep. Federal Fátima Bezerra (PT-RN)
Zizi Farias – Assessora de imprensa – Brasília-DF /
Contato: (61) 8147-7013 / 3215-1236 / e-mail:- zizifarias@gmail.com
www.fatimabezerra.com.br / www.twitter.com/fatima_bezerra
A matéria DA PEC 391/09 retorna à Comissão Especial para elaborar a redação para o segundo turno
O Plenário aprovou, por unanimidade (382 votos), a PEC dos Agentes de Saúde o tema e deve ser votado ainda em segundo turno.
O Plenário aprovou, por unanimidade (382 votos), a PEC dos Agentes de Saúde (391/09), que prevê a definição, por lei, de um piso salarial para a categoria e das diretrizes para os planos de carreira. O texto aprovado é o substitutivo da comissão especial sobre o tema e deve ser votado ainda em segundo turno.
A matéria DA PEC 391/09 retorna à Comissão Especial para elaborar a redação para o segundo turno DA (PEC 391-C/09).PARA VOTAÇÃO
FONTE :ACS ROBERTO
Nenhum comentário:
Postar um comentário