quarta-feira, 4 de maio de 2016

Comunidades

         HISTÓRIA DA CAPELA NOSSA SENHORA DA LUZ-2005  

                         COMUNIDADE DA LUZ


A comunidade da Luz nasceu como fruto das Santas Missões Populares realizada na Paróquia no ano de 2005, em ocasião dos 20 anos de fundação da Paróquia da Ilha Grande. Inicialmente foi chamada de comunidade das Vilas, por ser formada pelos setores: Vila São Miguel, Vila Nova, Vila São Vicente e Pantanal, logo após o período das missões a comunidade se organizou com a implantação da catequese para crianças e a formação dos grupos de círculos bíblicos nos setores e passou a ter uma celebração da Santa Missa por mês, que era realizada no Centro Social Rural.
Com o crescimento da comunidade e o aumento das necessidades pastorais a comunidade juntamente com o Pároco Pe Vittorio Ferrari resolveram iniciar uma campanha para a construção de uma Capela e ou Centro comunitário ali nas Vilas. A partir dessa iniciativa começaram as reuniões e discussões acerca da escolha de um Santo padroeiro, então se decidiu por Nossa Senhora da Luz que era uma antiga devoção do povo dos Morros da Mariana  e no ano de 2008 a comunidade recebeu das Irmãs Adelaide e Beatriz a doação da pequena imagem de Nossa Senhora e celebramos o primeiro Festejo, do dia 29 de janeiro encerrando com a Procissão Luminosa no dia dedicado a Nossa Senhora da Luz 02 de Fevereiro. Este festejo foi celebrado no Centro Social Rural pelo Pároco Pe Vittorio Ferrari com grande participação dos fiéis.
Neste período a comunidade realizou muitas atividades para arrecadar recursos e iniciar a construção de sua Capela, a comunidade recebeu de Pe Vittorio a doação de um terreno e no 24 de Janeiro de 2010 Pe Vittorio realizou a benção da Cruz e da pedra fundamental para a construção da Capela de Nossa Senhora da Luz, no setor das Vilas nos Morros da Mariana. No dia 09 de setembro de 2011 aconteceu a primeira Santa Missa na nova Capela, presidida pelo Pároco Pe Vittorio Ferrari que fez a benção solene da Capela com a participação de muitos fiéis, foi um momento de grande alegria para o povo das Vilas, hoje comunidade da Luz. No ano de 2012 de 24 de janeiro a 02 de fevereiro, celebramos a Festa da Padroeira pela primeira vez na Capela de Nossa Senhora da Luz.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...