segunda-feira, 30 de maio de 2016

Arte e educação de mãos dadas com a cidadania

Em qualquer ação que envolva um ato cidadão sempre é precedida de um componente oriundo da educação ou da cultura. A utilização de atividades que despertem a criança e adolescentes para a arte proporciona nesse público a cidadania, pois sem a educação e a cultura, a cidadania fica fragilizada e empobrecida.
DSC_0152 (640x378)
DSC_0160 (640x406)
Por isso, a cultura é fundamental na vida de cada indivíduo. Por meio dela, as tradições, os costumes, os valores e princípios de um povo ficam preservados e são passadas de geração a geração. Ela traz elementos que instiga a formação, a conscientização, a harmonização e a civilidade. Assim, ao proporcionar o encontro com a cultura, se amplia o seu repertório cultural.
É preciso propiciar essa linguagem, com diferentes momentos para que crianças e adolescentes explore diversos materiais e tenha acesso a bens culturais. E com isso, seja possível de se apropriar dos sentidos e significados dos objetos no mundo, com a apropriação das qualidades humanas na medida que se relaciona com outros sujeitos.
DSC_0166 (392x640)
DSC_0168 (387x640)
Nesse sentido, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) afirma que a criança é um sujeito histórico e de direitos que, nas vivências, vai construindo sua identidade pessoal e coletiva (BRASIL, 2010).
A partir do momento em que a criança observou, experimentou, vivenciou alguma situação mediada por um sujeito mais experiente, ela aprenderá e terá um avanço em seu desenvolvimento, apropriando-se das máximas qualidades humanas.
DSC_0176 (640x415)
DSC_0181 (640x404)
O mediador deverá ter o cuidado de não evasivo, mas fazer o papel de interlocutor do processo de aprendizagem, criando situações favoráveis e desafiando-o para que ela ocorra de maneira que o público a ser trabalhado consigam ter autonomia. Essa questão é defendida pelos estudiosos do desenvolvimento infantil como Zona de Desenvolvimento Proximal, determinado pela capacidade de resolver problemas independentemente, demarcados pela capacidade de solucionar problemas com ajuda de um parceiro mais experiente.
Nessa direção, os integrantes do Grupo Ciranda da Cidadania de Ilha Grande – PI estão sendo exercitados pela Comissão Ilha Ativa –CIA e os parceiros voluntários.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...