Atividades lúdicas e culturais com temática ambiental marcaram o evento que aconteceu no último dia 30 na Resex Delta do Parnaíba; o intuito é engajar moradores em um esforço coletivo pela recuperação e proteção dos recursos marinhos e o incremento da qualidade de vida da população.
O lançamento oficial da Campanha por Orgulho ‘Robalo para Sempre’, que já vem sendo implementada na Reserva Extrativista (Resex) Marinha Delta do Parnaíba, localizada na divisa norte do litoral do Maranhão e do Piauí, ocorreu no último sábado (30/04). O evento, realizado na quadra de esportes em frente à sede das Associações de Moradores e Pescadores da Comunidade de Canárias, na Ilha das Canárias, em Araioses (MA), teve grande adesão e mobilização comunitária, sobretudo de crianças, jovens e pescadores. A campanha objetiva organizar e fortalecer a comunidade para trabalhar com a pesca de forma coletiva e despertar a atenção de pescadores, moradores e turistas sobre a situação crítica da atividade na reserva. Canárias, um pequeno povoado com aproximadamente 2 mil habitantes, foi escolhido como alvo da ação por ser, dentre os cinco que compõem a Resex, o mais dependente da pesca artesanal e o de maior contingente populacional.
Uma iniciativa da ONG ambientalista Rare, a Campanha por Orgulho utiliza ferramentas de marketing social para impulsionar mudanças de comportamento que beneficiam a natureza e as pessoas. No âmbito nacional, as campanhas estão sendo implementadas por meio de uma aliança com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas e das Populações Tradicionais Costeiras e Marinhas (Confrem). Na Resex Delta do Parnaíba, são parceiros estratégicos a Comissão Ilha Ativa (CIA), a Associação de Pescadores da Ilha de Canárias, a equipe do ICMBio gestora da Resex e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), responsável pelo monitoramento biológico do robalo-flecha, que fornecerá os dados e informações necessários para embasar as ações da campanha.
União e comemoração – O preâmbulo do evento começou no meio da tarde na Escola Municipal Freitas Diniz, com a presença de cerca de 300 alunos que participaram de atividades lúdicas com a temática ambiental. Dali, partiram em uma marcha conduzida pelo mascote da campanha – o robalo -, convidando os moradores para acompanhá-los até a quadra esportiva, onde aconteceu a cerimônia de lançamento da campanha ‘Robalo para Sempre’, prestigiada por 500 pessoas. A agenda incluiu também a inauguração da sede que abrigará as duas associações locais – Associação de Moradores e Associação de Pescadores de Canárias -, que passou por uma reforma recente, resultado de um mutirão de esforços da comunidade com apoio de parceiros como ICMBio, CIA e Rare. “A inauguração da sede das associações foi um ponto alto do evento. Reativado depois de passar anos fechado, o espaço comum vem reforçar a união entre a população e o fortalecimento da organização comunitária local”, afirma Enrico Marone, gerente de programas da Rare.
Além de falas de representantes das Associações, do ICMBio, da CIA, da Rare e da UFPI, a cerimônia contou com apresentação de paródias, poesias e músicas elaboradas pelas crianças da escola municipal com o apoio dos professores e de uma peça de teatro sobre a vida na Resex e a relevância da pesca do robalo para a comunidade de Canárias, encenada por jovens do grupo Canaranas do Delta. O presidente da Associação de Moradores de Canárias, Juvenal de Carvalho Gaspar, ressaltou a importância da campanha e disse ter ficado emocionado com o evento de lançamento, por significar o começo de um sonho que vai se tornar realidade. “É difícil ter uma reunião com tanta gente e com o nível de organização desta. As crianças são protagonistas e vão cobrar os pais para conservar o pescado e eu fiquei muito feliz em ver a participação de tantas crianças. Para mim é um recomeço de uma história com uma perspectiva de um futuro próximo muito bom para todos”.
Luciano Galeno, coordenador da campanha, falou do envolvimento dos alunos da Escola Freitas Diniz nas atividades de lançamento: “foi algo especial, pois essas crianças passaram as mensagens de que é preciso cuidar da pesca, do robalo e do meio ambiente”. Para ele, a reforma na sede das associações firma um processo valioso de construção participativa realizado por todos os parceiros da campanha. O presidente da Associação de Pescadores de Canárias, José raimundo Oliveira, salientou o aspecto científico do projeto, que contribuirá para o melhor conhecimento sobre o estoque do robalo, e o envolvimento das gerações futuras. “Houve um aumento da demanda e do número de pescadores, temos mais barcos pescando, o assoreamento dos rios e as mudanças climáticas. A partir do estudo em parceria com a UFPI e os pescadores vamos fazer com que possa ter robalo para sempre. Esse projeto é muito importante para os pescadores hoje e amanhã; as pessoas devem ter consciência de que os acordos podem fazer o pescado prosperar cada vez mais”.
Rede da vida – Uma grande “rede da vida” foi montada para o lançamento, com desenhos e pinturas sobre a preservação da ilha de Canárias, o meio ambiente, a Resex e a importância da pesca para a comunidade. E o evento culminou com um banquete culinário preparado pelas mulheres da comunidade, que exibiram o talento e os sabores de Canárias com pratos à base de robalo, espécie-alvo da campanha na região. Tatiana Rehder, chefe da Resex Marinha Delta do Parnaíba, pontuou que a campanha é o início de um processo de valorização dos pescadores e que o foco é trabalhar a valorização da identidade e do pertencimento destas comunidades ao seu território, fortalecendo a organização social para estabelecer mecanismos de governança e de gestão eficazes, a partir de uma construção coletiva e participativa. “Hoje celebramos uma importante conjugação de esforços entre comunidades da Resex e outros parceiros da gestão.Todos contribuíram para a realização de um importante passo na direção do equilíbrio entre qualidade de vida das populações tradicionais e conservação ambiental”. Galeno, coordenador da campanha ‘Robalo Para Sempre’, mostrou-se satisfeito com o resultado do evento: “fiquei muito feliz pelo envolvimento dos comunitários antes e durante o lançamento. Os grandes protagonistas foram os comunitários que abraçaram esse processo; por isso podemos dizer que foi uma festa da comunidade”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário