sexta-feira, 6 de maio de 2016

Campanha “Robalo para Sempre” é lançada em reserva marinha na divisa do Maranhão com Piauí com presença de 500 comunitários

Atividades lúdicas e culturais com temática ambiental marcaram o evento que aconteceu no último dia 30 na Resex Delta do Parnaíba; o intuito é engajar moradores em um esforço coletivo pela recuperação e proteção dos recursos marinhos e o incremento da qualidade de vida da população.
O lançamento oficial da Campanha por Orgulho ‘Robalo para Sempre’, que já vem sendo implementada na Reserva Extrativista (Resex) Marinha Delta do Parnaíba, localizada na divisa norte do litoral do Maranhão e do Piauí, ocorreu no último sábado (30/04). O evento, realizado na quadra de esportes em frente à sede das Associações de Moradores e Pescadores da Comunidade de Canárias, na Ilha das Canárias, em Araioses (MA), teve grande adesão e mobilização comunitária, sobretudo de crianças, jovens e pescadores. A campanha objetiva organizar e fortalecer a comunidade para trabalhar com a pesca de forma coletiva e despertar a atenção de pescadores, moradores e turistas sobre a situação crítica da atividade na reserva. Canárias, um pequeno povoado com aproximadamente 2 mil habitantes, foi escolhido como alvo da ação por ser, dentre os cinco que compõem a Resex, o mais dependente da pesca artesanal e o de maior contingente populacional.
8 (640x436)
1 (640x436)
Uma iniciativa da ONG ambientalista Rare, a Campanha por Orgulho utiliza ferramentas de marketing social para impulsionar mudanças de comportamento que beneficiam a natureza e as pessoas. No âmbito nacional, as campanhas estão sendo implementadas por meio de uma aliança com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Comissão Nacional para o Fortalecimento das Reservas Extrativistas Costeiras e Marinhas e das Populações Tradicionais Costeiras e Marinhas (Confrem). Na Resex Delta do Parnaíba, são parceiros estratégicos a Comissão Ilha Ativa (CIA), a Associação de Pescadores da Ilha de Canárias, a equipe do ICMBio gestora da Resex e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), responsável pelo monitoramento biológico do robalo-flecha, que fornecerá os dados e informações necessários para embasar as ações da campanha.3 (640x436)
4 (640x436)
União e comemoração – O preâmbulo do evento começou no meio da tarde na Escola Municipal Freitas Diniz, com a presença de cerca de 300 alunos que participaram de atividades lúdicas com a temática ambiental. Dali, partiram em uma marcha conduzida pelo mascote da campanha – o robalo -, convidando os moradores para acompanhá-los até a quadra esportiva, onde aconteceu a cerimônia de lançamento da campanha ‘Robalo para Sempre’, prestigiada por 500 pessoas. A agenda incluiu também a inauguração da sede que abrigará as duas associações locais – Associação de Moradores e Associação de Pescadores de Canárias -, que passou por uma reforma recente, resultado de um mutirão de esforços da comunidade com apoio de parceiros como ICMBio, CIA e Rare. “A inauguração da sede das associações foi um ponto alto do evento. Reativado depois de passar anos fechado, o espaço comum vem reforçar a união entre a população e o fortalecimento da organização comunitária local”, afirma Enrico Marone, gerente de programas da Rare.
2 (640x436)
7 (640x436)
6 (640x436)
Além de falas de representantes das Associações, do ICMBio, da CIA, da Rare e da UFPI, a cerimônia contou com apresentação de paródias, poesias e músicas elaboradas pelas crianças da escola municipal com o apoio dos professores e de uma peça de teatro sobre a vida na Resex e a relevância da pesca do robalo para a comunidade de Canárias, encenada por jovens do grupo Canaranas do Delta. O presidente da Associação de Moradores de Canárias, Juvenal de Carvalho Gaspar, ressaltou a importância da campanha e disse ter ficado emocionado com o evento de lançamento, por significar o começo de um sonho que vai se tornar realidade. “É difícil ter uma reunião com tanta gente e com o nível de organização desta. As crianças são protagonistas e vão cobrar os pais para conservar o pescado e eu fiquei muito feliz em ver a participação de tantas crianças. Para mim é um recomeço de uma história com uma perspectiva de um futuro próximo muito bom para todos”.
9 (640x436)
Luciano Galeno, coordenador da campanha, falou do envolvimento dos alunos da Escola Freitas Diniz nas atividades de lançamento: “foi algo especial, pois essas crianças passaram as mensagens de que é preciso cuidar da pesca, do robalo e do meio ambiente”. Para ele, a reforma na sede das associações firma um processo valioso de construção participativa realizado por todos os parceiros da campanha. O presidente da Associação de Pescadores de Canárias, José raimundo Oliveira, salientou o aspecto científico do projeto, que contribuirá para o melhor conhecimento sobre o estoque do robalo, e o envolvimento das gerações futuras. “Houve um aumento da demanda e do número de pescadores, temos mais barcos pescando, o assoreamento dos rios e as mudanças climáticas. A partir do estudo em parceria com a UFPI e os pescadores vamos fazer com que possa ter robalo para sempre. Esse projeto é muito importante para os pescadores hoje e amanhã; as pessoas devem ter consciência de que os acordos podem fazer o pescado prosperar cada vez mais”.
10 (640x436)
Rede da vida – Uma grande “rede da vida” foi montada para o lançamento, com desenhos e pinturas sobre a preservação da ilha de Canárias, o meio ambiente, a Resex e a importância da pesca para a comunidade. E o evento culminou com um banquete culinário preparado pelas mulheres da comunidade, que exibiram o talento e os sabores de Canárias com pratos à base de robalo, espécie-alvo da campanha na região. Tatiana Rehder, chefe da Resex Marinha Delta do Parnaíba, pontuou que a campanha é o início de um processo de valorização dos pescadores e que o foco é trabalhar a valorização da identidade e do pertencimento destas comunidades ao seu território, fortalecendo a organização social para estabelecer mecanismos de governança e de gestão eficazes, a partir de uma construção coletiva e participativa. “Hoje celebramos uma importante conjugação de esforços entre comunidades da Resex e outros parceiros da gestão.Todos contribuíram para a realização de um importante passo na direção do equilíbrio entre qualidade de vida das populações tradicionais e conservação ambiental”. Galeno, coordenador da campanha ‘Robalo Para Sempre’, mostrou-se satisfeito com o resultado do evento: “fiquei muito feliz pelo envolvimento dos comunitários antes e durante o lançamento. Os grandes protagonistas foram os comunitários que abraçaram esse processo; por isso podemos dizer que foi uma festa da comunidade”.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...