segunda-feira, 30 de maio de 2016

A Cia realiza programação em comemoração a seus 10 anos

Na manhã de sábado (28) a equipe de educação ambiental da Comissão Ilha Ativa apresentou aos visitantes projetos executados pela instituição e todas as ações desenvolvidas por eles nesses 10 anos. As crianças que visitaram a mostra tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre as tartarugas assistidas pelos projetos Faunamar, o mero pelo Senhor das Pedras e o peixe-boi pelo Pesca Solidária. Na ocasião, o Robalo (mascote do projeto Robalo para Sempre) veio para ensinar sobre como tratar o lixo e o meio ambiente. Elas também participaram de jogos produzidos pelo projeto Pesca Solidária seguido de lanche para renovar as energias. A  mostra contou com os produtos dos projetos: Mero; Faunamar; Apa Viva/Ciranda da Cidadania; Pesca Solidária e Robalo para sempre, todos executados pela CIA.
2 (640x438)
3 (640x438)
6 (640x438)
Seguindo a programação do dia comemorativo, tivemos o Diálogo dos Associados Cia 10 Anos onde debatemos todas as conquistas desses últimos anos, relembramos os primórdios da instituição e o que queremos para os próximos 10 anos. Os associados presentes expressaram sua alegria ao ver o quanto a CIA expandiu. Aumentamos nossos objetivos para alcançar mais pessoas e seus territórios tradicionais tão ameaçados por grupos financeiros sedentos por mais e mais lucros que desconsideram a tradição, o espaço e a vida de moradores tradicionais que tanto trabalham para manter seu modo de vida e seus domínios intactos. Em nosso sangue está a luta pela igualdade socioambiental de comunidades tradicionais e defesa dos seus direitos.
4 (640x438)
A noite foi oferecido um jantar pela Associação de Marisqueiras da Ilha Grande à CIA pelos seus 10 anos. A presidente da instituição, Liliana Souza, expressou sua alegria com esse ato: “Esse foi um dos presentes que ganhamos hoje em comemoração aos nossos 10 anos. Foi apenas um dos presentes, porque presentes maiores recebemos todos os dias, e esses só devemos agradecer. É o carinho, o respeito, a confiança, a parceria, que recebemos das marisqueiras de Ilha Grande. Uma festa preparada com todo o carinho, riso fácil no rosto de todo mundo, ver o prazer por compartilhar da nossa alegria é de emocionar. Muito obrigada por fazerem desses 10 anos algo muito especial. ”
Por fim, renovamos nossas forças e o desejo pela luta dos direitos de quem está frequentemente sendo expulso de seus territórios pela ganancia dos grandes, que precisam juntar forças para que resistam a barreiras cada vez maiores. Nossa luta não acaba no final do dia, ela é sempre renovada e a conquista é nosso alvo mais desejado.  Comissão Ilha Ativa – Compromisso Socioambiental hoje, amanhã e sempre!
1 (640x438)
5 (640x438)
Agradecemos a todos os envolvidos nessas conquistas: colaboradores, parceiros, apoiadores e as comunidades. Unidos pelas lutas e agraciados pelas vitórias. Todos pelas comunidades tradicionais! Parabéns CIA.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...