sábado, 30 de abril de 2016

Comunidades



HISTÓRIA DA CAPELA DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA
COMUNIDADE DO BAIXÃO

Era noite de reunião do Natal em Família na casa do Senhor Antônio João de Souza, eram mais ou menos quinze pessoas. Também se encontrava ali Pe. Pedro Quiritti, vigário de nossa Paróquia. Todos de coração aberto a rezar e a refletir a Palavra de Deus; cantos de louvores e oração eram o que fazia nascer o natal no Espírito de cada um. De repente Pe. Pedro muito inteligente ressaltou com uma magnífica e brilhante ideia, de fundar uma capela naquele lugarejo que tanto necessitava. De imediato a ideia foi aprovada por todos que estavam presentes. No dia seguinte a comunidade se reunia com grande amor e carinho para tratar do assunto tão agradável e significante. Todos concordaram imediatamente, achando a ideia uma das mais belas surgidas naquele povoado. O trabalho fora iniciado sem dúvida com um pouco de dificuldades é claro, mas o esforço era tão grande que nem se deixava transparecer. De antemão se tratava do terreno que era sem dúvida o plano mais difícil. Mas tudo se tornara fácil com a doação feita pelo casal: Maria Raimunda dos Santos e João Meneses de Araújo, grandes membros da comunidade.

            Em 17 de maio de 1983, o primeiro festejo já começava, pois era tempo de começar a festejar a Padroeira “Imaculado Coração de Maria”. O povo se entusiasmava e a alegria crescia, de trabalhar juntos, cientes de que mais tarde teriam uma casa de oração. Prédio não havia apenas o local que já se chamava de casa de oração. E o interesse era tão grande que construíram no local uma latadinha de palha de coqueiro para que realizassem as celebrações enquanto fosse terminado o prédio. Embora de palha, mas era humilde, talvez mais significativo do que uma capela já pronta.
             A primeira missa foi celebrada pelo Frei Roberto que elogiara o trabalho realizado. E continuava a festa da padroeira, Pe. Pedro rezou a segunda missa com grande entusiasmo e carinho. No dia 27 de maio foi celebrada a terceira missa no local que encerrava a festa do Imaculado Coração de Maria. Sua Excia. Revma. Dom Edvaldo Gonçalves AmaralBispo Diocesano de Parnaíba, no final da Celebração benzera aquele local  que a partir daquele momento passaria a ser chamado de Capela do Imaculado Coração de Maria. Embora não tendo ainda uma imagem que representasse a padroeira. Pe. Pedro vendo isto doou uma imagem do Imaculado Coração de Maria, (proveniente da Matriz de Nossa Senhora da Graça). A imagem veio em procissão da Capela de Nossa Senhora da Conceição, nos Morros da Mariana até o local da capela. Logo após a chagada foi rezada a missa da procissão pelo Bispo Diocesano Dom Edvaldo Gonçalves Amaral. A imagem fora guardada na residência do casal: João Meneses de Araújo e Maria Raimunda dos Santos
                  Aos 18 dias do mês de julho de l983, foi dado inicio ao primeiro dia de trabalho nos alicerces do prédio. Foi um dia duro e difícil, mas a alegria não deixava sentir-se isto, pois todos trabalhavam com muito talento e coragem por saberem que dali iria nascer a grande e esperada capela.
            No dia 28 de maio de 1984 a capela já se encontrava de pé e o povo ainda mais alegre por ter realizado o seu sonho. Dom Edvaldo Gonçalves Amaral rezara a primeira missa na capela de pé, ou seja, de corpo levantado onde encerrava o segundo festejo da padroeira. No dia 25 de setembro de 1984 a capela foi terminada de ser construída, e a comunidade feliz por ter alcançado tão grande graça.
             Em 1985 o Conselho Comunitário juntamente com Pe. Pedro sentiu a necessidade de construir uma Sacristia com banheiro e a partir daquele momento ficou decidida a construção dos mesmos. Em 1988 a sacristia já feita, a comunidade e o Vigário acharam por bem proteger a capela com um muro e um pequeno jardim e nessa circunstância foi feito uma pequena pracinha para a realização de leilões e outras manifestações folclóricas.
               Em 1994 foi providenciado um piso de cerâmica para substituir o anterior que era de cimento. A capela tem o necessário para um bom desenvolvimento da liturgia. Na capela há: Um altar de alvenaria, na parede principal um crucifixo (obra de Pe. Enzo Veditti), do lado esquerdo altar um bloco de colunas onde se encontra o Sacrário, a Bíblia, Lâmpada e um candelabro para o Círio Pascal. Do lado direito, uma coluna onde está a imagem do Imaculado Coração de Maria (1,20cm.) e a mesa da palavra Na parede esquerda se encontra um quadro de São Leopoldo Mandic( com padroeiro da comunidade). Longo as paredes estão os quadros que representam a Via Sacra. A Capela tem 30 bancos com encosto, 03 cadeiras, uma para o padre e duas para os coroinhas, dois murais para avisos e 03 lustres de luz. Na Sacristia tem um armário para os paramentos e objetos de culto, um quadro de São Leopoldo que é levado em procissão na ocasião de sua festa, 03 mesas,02 cadeiras e 02 banquinhos, um aparelho de som, 02 microfones e 02 alto falantes. Tem objetos para o culto como: Um cálice, uma ambula, cálice com patena, quatro velas para o Sacrário (cores litúrgicas), quatro estolas (cores litúrgicas), quatro almofadas (cores litúrgicas).
             No prédio temos cinco portas, sendo uma central e quatro laterais e duas janelas no presbitério.
             Atualmente, na comunidade existemas seguintes pastorais, grupos e movimentos: Dízimo, Catequese, Perseverança, Coroinhas,Terço dos homens, Círculo Bíblico e RCC. No mês de maio acontece a festa da Padroeira “Imaculado Coração de Maria” e em outubro o tríduo em honra a São Leopoldo. Mensalmente tem Celebração Eucarística no 2º e 4º sábado as 19:30h.

Ilha Católica de Santa Isabel: Comunidades

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...