O livro Cassimiro Pedral e a história da Pedra do Sal – recortes de memória foi financiado pela Prefeitura de Parnaíba por meio da Superintendência de Cultura e com apoio da Fundação SOS Mata Atlântica pelo Projeto APA Viva.
O livro conta a história da Pedra do Sal, desvendando fatos, acontecimentos, situações, memórias e sonhos do povo que povoou e que vive atualmente na comunidade.
No espaço do Bate Papo Literário aconteceu uma conversa com a participação do público presente e com o pescador Gilmar Silva que contou histórias da Pedra do Sal. A coordenadora do Projeto, Francinalda Rocha, fez uma exposição geral do que tratava as histórias, intermediado por intervenções dos professores Osmar Braga e Samuel Pires, que faziam uma apresentação pedagógica e sociológica sobre o livro.
O Supertintendente da Cultura de Parnaíba falou da importância desse momento para a Prefeitura de Parnaíba em poder proporcionar que a história da comunidade esteja escrita e compartilhada pelos moradores.
A líder comunitária da Vazantinha, Maria Antônia, ressaltou a importância desse casamento entre a comunidade e a UFPI: “engradecerá as lutas desse povo que há muito tempo sofre sem ter sua moradia e por ter sua área à mercê de empreendedores que chegam desrespeitando a cultura e a vida dos moradores. Esse livro vem proporcionar a voz coletiva do povo unido marcando o seu território e apresentando à sociedade a sua história e cultura que clama para ser valorizada e protegida”.
O momento mais esperado ainda acontecerá, que será o lançamento oficial na Pedra do Sal junto aos contadores de suas histórias com tudo que faz parte da alma e da vida dessa comunidade.
A CIA agradece a todos que tiveram participação direta e indireta nessa publicação, pois os resultados serão compartilhados com a comunidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário