terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Ação do projeto Ilha Verde é destaque no portal do SOS Mata Atlântica

O curso de bordados da Vovó, realizado pela CIA para as moradoras da comunidade Tatus, no município de Ilha Grande (PI), entre os dias 6 e 25 de janeiro, foi apresentado no site da Fundação SOS Mata Atlântica e em seu boletim eletrônico. O curso foi ação realizada dentro do projeto Ilha Verde, desenvolvido pela CIA com o apoio da referida fundação.
Norma ensinando nos Tatus_ Vicente Neto
Incentivo à renda sem agressão aos recursos naturais, no Piauí
Para haver respeito à natureza, é necessário que as pessoas tenham alternativas à sua exploração. Pensando nisso, a equipe do Projeto Ilha Verde realizou um curso de bordados da Vovó para as moradoras da comunidade Tatus, no município de Ilha Grande (PI), entre os dias 6 e 25 de janeiro.
O “Projeto Ilha Verde” é executado pela Comissão Ilha Ativa, e conta com o apoio da Fundação SOS Mata Atlântica, através do V Edital do programa Costa Atlântica e visa fortalecer as comunidades agroextrativistas da Ilha Grande de Santa Isabel, por meio da recuperação e preservação dos recursos naturais do território. O curso estava previsto no Plano de Desenvolvimento da Associação de Moradores da Comunidade Tatus – um planejamento construído pela equipe técnica do projeto em conjunto com a comunidade local.
A instrutora do curso, Norma Sueli, é a líder do Grupo de Bordadeiras da Pedra do Sal, também assessorado pelo projeto Ilha Verde. Norma afirmou que ministrar o curso foi a realização de um sonho: “fico feliz em repassar o conhecimento que adquirimos com nossas avós aqui na Pedra do Sal, pois estava se perdendo”. O projeto tem possibilitado o resgate e valorização da cultura local.
O incentivo ao bordado permite o conhecimento de uma atividade geradora de renda que possibilitará a diminuição da pressão sobre os recursos naturais da Ilha Grande de Santa Isabel.
Fonte/comissaoilhaativa.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...