Uma ordem de evacuação imediata foi emitida após uma vistoria técnica no paredão da Barragem do Bezerro, em José de Freitas, a 48 km de Teresina. De acordo com técnicos do Instituto de Desenvolvimento do Estado do Piauí (Idepi), o açude corre risco iminente de romper e famílias foram orientadas a deixarem suas casas.
A Barragem do Bezerro tem capacidade de armazenamento de 10 milhões de metros cúbicos de água. "Por volta das 6h fomos comunicados que havia um vazamento no maciço da barragem que é conhecido como paredão. Acionei o Idepi que prontamente enviou uma equipe de Teresina e constatou o risco iminente de rompimento.
Desde então, estamos tomando todas as providências para tentar aliviar a pressão da barragem e evitar uma tragédia", contou Mauro Torres, secretário de Infraestrutura do município. Ao Cidadeverde.com, ele disse ainda que foi aberta uma válvula de descarga do açude e máquinas estão sendo usadas para rebaixar o nível do sangradouro.
"Estão cavando para aliviar a pressão no paredão e evitar que se rompa. Nos últimos dias, choveu bastante e por isso o nível da água aumentou tanto", acrescenta. Moradores das comunidades Assaí, Simpatia, São Fernandes e Assentamento Lembrada foram orientados a deixarem suas casas. O Corpo de Bombeiros montou um posto no município. Equipes do Idepi, Defesa Civil e prefeitura de José de Freitas estão no local.
Fonte: Cidade Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário