quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Pedra do Sal sediou evento nacional Pedral Kitewave Strapless

Aconteceu nesse final de semana na Praia da Pedra do Sal o festival esportivo Pedral Kitewave Strapless. O evento reuniu os melhores kitesurfistas do Brasil na modalidade Wave Strapless, onde os atletas usam pranchas de surf sem alças para surfar e fazer tricks (manobras) usando a força do kite. É uma nova tendência mundial do kite e a Associação de Kitesurf do Piauí trouxe esse evento nacional para a Pedra do Sal, colocando a região no calendário do Circuito Brasileiro de Kitesurf Wave Freestyle.
No primeiro dia foi a vez dos atletas locais competirem pelo estadual. A competição foi de alto nível pois a presença de atletas de fora acabaram deixando as disputas ainda mais acirradas. Na final, Matheus Silva do Cumbuco-CE venceu Luiz Emmanoel do Paracuru-CE em uma final homem a homem. Ficaram em terceiro Rafael Costa e Pedro Mota que é atleta do Piauí. Destaque também para Johan Luthy e Felipe Morais que ficaram na quinta colocação.
Na sexta feira deu início o nacional de Kitewave Strapless com a presença de grandes nomes como Guilly Brandão (SP), Sebastian Ribeiro (SC), Ygon Maia (SP), Gustavo Foerster (PE) entre outros top riders da modalide wave strapless  que estão surgindo em várias partes do país. Destaque para Marco Antonio (PE), Rafael Costa (CE), Johan Luthy (Suiça) Luiz Emmanoel (CE), Matheus Silva (CE), e Jailson (CE) que demonstraram alto nível na modalidade wave freestyle.
WhatsApp Image 2017-08-20 at 11.43.01
Guilly Brandão estava com o surf afiado
Depois de muitas disputas avançaram para a semi final os atletas Sebastian Ribeiro, Rafael Costa, Marco Antonio, Luiz Emanoel e Matheus Silva.
Sebastian usou sua experiência e com uma linha de surf impecável para se classificar para grande final. Na outra semi Rafael Costa mostrou muita atitude e com tricks insanos conquistou a sua vaga.
WhatsApp Image 2017-08-20 at 12.36.38
Sebastian estava solto, mandando várias manobras com estilo
A última bateria do dia começou eletrizante. Sebastian acertou um front roll com pressão e Rafael já começou com um crazy horse nas alturas. Os atletas buscaram os limites do esporte com manobras novas inclusive para a comissão técnica.
Rafael foi um dos destaques do evento com manobras agressivas
Rafael foi um dos destaques do evento com manobras agressivas
Na final, Sebastian Ribeiro mostrou porque é um dos tops do mundo. Conseguiu uma nota 10 na bateria e acertou tricks com o kite baixo e mais pressão. Ribeiro foi o campeão do primeiro Brasileiro de Kitewave Strapless e Rafael Costa foi segundo. Jailson foi o vencedor da Expression Session.
O evento mostrou que a nova tendência é uma realidade e a ABK pretende fazer outros eventos nesse formato. A interação com o público é muito forte e o Kitesurf do Brasil mais uma vez sai na frente acompanhando as novas tendências promovendo o esporte em seu mais alto nível no país.
Sebastian garantiu o evento com um surf de primeira linha !
Sebastian garantiu o evento com um surf de primeira linha !
O Pedral Kitewave Strapless coloca agora a Praia da Pedra do Sal no cenário do Kitewave nacional. O local tem ventos fortes durante todo o ano e as ondas da região possibilitam boas manobras para os praticantes. É uma ótima forma de desenvolver a região e tornar a Pedra do Sal mais um polo do kitesurf no Piauí.
Outras atividades também fizeram parte do festival como provas de corrida, ciclismo, Volley e atividades sócio-educativas com as crianças nativas da área. O esporte tem a capacidade de gerar renda e oportunidade e esse é um dos objetivos do Pedral Kitewave Strapless 2017.
O evento foi realizado pela Associação de Kitesurf do Piauí com supervisão técnica da ABK. Patrocínio do Governo do Estado, Prefeitura da Parnaíba, Devassa, Rádio Liderança, Pena, Setur Piauí e Secretaria municipal de cultura.
Resultado do Pedral Kitewave Strapless
Etapa do Campeonato Piauiense de Kitewave Strapless
1º Lugar – Mateus Silva
2º Lugar – Manoel Souza
3º Lugar – Pedro Mota e Rafael Costa
Campeonato Brasileiro de Strapless
1º Lugar – Sebastian Ribeiro
2º Lugar – Rafael Souza
3º Lugar – Marcos Antônio e Mateus Silva
Por Gustavo Foerster
Fonte: Gokite
Fotos Eliseu Souza

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...