segunda-feira, 24 de julho de 2017

Ciquentenário da Assembleia de Deus Ilha Grande(PI)





Este ano de 2017 a igreja evangélica Assembleia de Deus de Ilha Grande estará completando 50 anos de fundação, onde a mesma constitui-se como marco histórico de grandes acontecimentos para o desenvolvimento da obra de Deus nesta cidade.

Tudo começou no mês de 1950 com o primeiro culto realizado pelo diácono Francisco Matos membro da igreja presbiteriana da cidade de Parnaíba, em frente à residência do irmão Luis Galeno. Na oportunidade houve uma grande manifestação popular contra a palavra de Deus que estava sendo anunciada pelos irmãos que ali se encontravam. Os manifestantes chegaram a apredejar os irmãos, mas eles não desistiram por que sabiam que o Senhor estava com eles, e em meio aquelas pedras Deus levantaria uma grande obra neste lugar.


O trabalho não parou, no ano de 1966, aceitaram a Cristo como salvador os irmãos Luiz Galeno e Francisco Justo do Nascimento que logo, com a cooperação dos diáconos Francisco Barbosa, Antonio Bezerra, Zacarias Cardoso e outros realizaram a primeira Escola Dominical, onde foi fundada oficialmente a Igreja no dia 05 de outubro de 1966, presidida pelo irmão José Pereira Neto, com o apoio e autorização do pastor Hilário Pereira da Silva, então pastor da Assembleia de Deus em Parnaíba. O trabalho começou a prosperar e Deus confirmou sua obra neste lugar salvando muitas almas. No mesmo ano chegaram para somar com os irmãos que aqui já estavam, os irmãos Francisco Fontinelle e sua esposa Maria Fontinelle que começaram a pregar sobre o batismo no Espírito Santo, sendo que alguns receberam o poder de Deus e começaram a falar em novas línguas. Ainda no mesmo ano dia 20 de dezembro, aceitou a Cristo como Salvador a irmã Cassiane Galeno, sendo a primeira mulher a crer na mensagem do evangelho, abrindo seu coração e as portas de sua residência para hospedar a palavra de Deus.

Foi construído um salão, mas logo se tornou pequeno para comportar os irmãos, então surgiu a idéia de construir um templo, foi quando a irmã Conceição usada por Deus, doou um terreno próximo a sua residência onde foi construído o templo com o apoio e autorização do pastor Job Napoleão Pessoa de Parnaíba, que fez o lançamento da pedra fundamental no dia 05 de outubro de 1976, onde esteve reunida parte da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Parnaíba.

Com muita dificuldade e esforço juntamente com o irmão José Pereira Neto foi construído o templo para a glória de Deus. Depois da construção, o irmão José Pereira Neto teve necessidade de voltar a congregar definitivamente em Parnaíba no ano de 1980, deixando na direção do trabalho o irmão Das Chagas Santos (popular Neguinho) que ficou por um período de 06 anos, sendo substituído pelo pastor Expedito Davi, que assumiu a igreja na época como evangelista em 01 de janeiro de 1987 com autorização do pastor João Bispo que na época pastoreava a Assembleia de Deus em Parnaíba.

O mesmo logo após assumir a igreja deu início à construção de uma casa pastoral, por trás do templo localizado na Rua da Glória, assim que terminou a construção em 11 de agosto de 1988, foi substituído pelo pastor Francisco Lauriano que permaneceu alguns anos pastoreando esta igreja. Após completar a obra que Deus lhe confiou foi substituído pelo pastor Antonio Lopes que como os demais prestou um relevante trabalho em prol do Reino de Deus nesta cidade.

No dia 09 de janeiro de 1993 assumiu a igreja o pastor José Pereira que também trabalhou em prol do crescimento da obra de Deus, sendo substituído pelo pastor Antonio Cardoso no dia 18 de fevereiro de 1997. Tendo cumprido o tempo que Deus determinou nesta igreja, no mês de agosto de 1999 foi substituído pelo pastor José Meireles que ficou como pastor nesta igreja até 23 de fevereiro de 2003 onde foi licenciado.

Para assumir a direção da igreja a convenção colocou de forma provisória o Evangelista Diógenes que tomou posse dia 27 de fevereiro de 2003, sendo substituído pelo pastor Deusimar dia 02 de maio de 2003. O então pastor enfrentou muitas lutas mais Deus lhe concedeu vitória. Sendo chamado para fazer a obra de Deus em outra cidade. Por decisão da convenção estadual foi enviado para pastorear a igreja o pastor Oséias Lima Fonte no dia 15 de agosto de 2004. Por revelação divina, e em concordância coma a igreja por meio de votação e registro em ata foi decidido vender o templo para a prefeitura municipal de Ilha Grande com o propósito de comprar uma casa pastoral que a antiga já não existia e construir um novo templo. A casa foi comprada e esta localizada na Rua Projetada 19 casa 49 e o templo foi construído na Av. Martins Ribeiro, 1433, um bonito prédio para honra e glória do Senhor Jesus. Passado seis anos de pastoreado de Oséias Lima Fonte, assumi no dia _____ do ________________ do _______ o pastor Orlanilson da Silva Castro com a meta de terminar a obra do prédio da igreja. No dia 09 de julho de 2011 é inaugurado o novo templo sede, com a presença de vários pastores de cidade circunvizinhas, inclui-se com a presença do presidente das Assembleia de Deus no estado do Piauí, pastor Nestor Mesquita. Aos treze dias do mês de outubro de dois mil e onze, toma posse o pastor Carlos Augusto Santos Costa, com a missão de dar continuidade a obra do Senhor.


O trabalho de reformas e construções de novos prédios para a igreja nos bairros, se acentua na administração do pastor Carlos. Foram reformadas as congregações Nova Jerusalém no bairro Tatus e Filadélfia no Barro Vermelho. Construídas as congregações Nova Canaã no bairro Cal e Monte das Oliveiras no bairro Labino. No templo, o pastor Carlos, organizou o cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) da igreja. Hoje, com quase seis anos de gestão pastoral, a obra avança para honra e glória do nome de Jesus. Em 2013, a igreja passa a atender crianças e adolescentes de 03 a 14 anos no Projeto intitulado “Herança do Senhor”, projeto este voltado para as áreas sócio-emocional, espiritual, física e cognitiva. A igreja só tem a crescer e que mais 50 anos possam vir. 

Por:Josué Pessoa  

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...