segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Comunitários da Resex Delta do Parnaíba realizam visita na UFPI, Estação de Psicultura e ICMBio.

No dia 25 de novembro os comunitários da Resex Delta do Parnaíba (PI/MA), realizaram uma visita para conhecer a Universidade Federal do Piauí, em Parnaíba, Estação de Piscicultura, e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.
3
O proposito principal da visita foi conhecer a universidade, em especial parte departamento de Engenharia de Pesca, seus laboratórios e atividades, pois a visita foi realizada através projeto Robalo para Sempre, Campanha por Orgulho, que tem atuação na Resex Delta do Parnaíba. Projeto que tem realização conjunta, entre: Comissão Ilha Ativa – CIA, Departamento de Engenharia de Pesca da UFPI, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, e as Associações de Pescadores e Moradores de Canárias. O referido projeto tem o apoio financeiro da Organização Rare Brasil, que no presente momento vem implementado o Programa Pesca Para Sempre no Brasil, que além do Delta, em mais cinco Reservas Extrativistas.
21
Com o proposito foi conhecer na UFPI, os espaços e laboratórios da Engenharia de Pesca. Logo na chegada na universidade os comunitários foram recebidos pelo prof. Dr. Cezar Fernandes, que na oportunidade mostrou parte da estrutura do Campus Ministros Reis Velloso.
Para mostrar como vem sendo feito o trabalho com os dados, amostras biológicas coletadas, desembarque pesqueiro, coletados na comunidade, a Professora Drª. Edna Cunha e Cezar Fernandes apresentaram as informações sobre as pesquisas realizadas departamento de Pesca para o Projeto Robalo para Sempre, destacando como esses dados são analisados/processos nos laboratórios da UFPI, buscando no futuro a maior conservação dos ecossistemas/áreas pesqueiras juntos com os pescadores e comunitários.
456
Na parte da tarde os comunitários foram visita a Estação de Piscicultura da UFPI, onde viram como é produzindo no modelo de criação conjunta de peixes, hortas, galinhas e outros, pensando em possíveis alternativas e complemento de renda ou de forma de produção. Na Estação também eles viram como são feitos os procedimentos em laboratório com ovas (gônadas) do robalo, estudos que busca determinar os períodos de reprodução, desova, sexo do robalo.
Para finalizar as atividades, os comunitários realizaram parada no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, onde tiveram a oportunidade para alguns de visitar pela primeira fez o órgão que junto com as comunidades realiza a gestão da Resex Delta do Parnaíba. No ICMBio, eles foram recebidos por Luciana Machado, Analista do ICMBio que atua na Resex. Na ocasião ela falou da atuação do órgão e responsabilidades, enfatizando como é importante a comunidade cada vez mais participativa da gestão da ResexDelta do Parnaíba.
7
Comunitários da Resex Delta do Parnaíba realizam visita na UFPI, Estação de Psicultura e ICMBio. | Comissão Ilha Ativa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...